quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

400 postagens, as mais comentadas

Esta é a nota nº 401, feita após 12 meses de iniciado o blogue. Para avaliar o interesse despertado nos leitores, não temos o número de acesso por postagem; só as opiniões de marcar e o nº de comentários.

Os votos, índice de agrado popular
Na retrospectiva anterior (leia), tentei qualificar as postagens segundo os votos dos leitores (excelente-bom-regular). Como nem todos votam, já não era uma avaliação confiável das opiniões. Não se sabe se o que o leitor considera "excelente" ou "regular" é o conteúdo da notícia ou a postagem em si. Por outro lado, a quantidade de "excelente" também não equivale aos leitores que gostaram: somente aos que se lembraram de votar.
Há mais detalhes que desqualificam este sistema como medição de opiniões:
  • o leitor pode votar mais de uma vez na mesma opção (se for em acessos consecutivos),
  • pode votar em várias opções (no mesmo acesso de página) e
  • pode apagar seu voto se clicar duas vezes na mesma opção (por esse motivo, algumas podem estar agora com menos pontos).
Os votos servem como uma forma de estimular os leitores a reagir, para que comentem com palavras o que pensam do assunto. Comparando com o cinema, neste caso não podemos saber quantos espectadores viram o filme (bilheteria); só quantos o avaliaram. E as muitas indicações (votos) podem dar uma impressão, somente aproximada, do impacto popular do assunto visto.
Reconhecendo esses defeitos do sistema, as postagens mais indicadas como "excelente" são até hoje:
Comentários, o desejo de analisar
O número de comentários pode expressar de outra forma a atitude dos leitores ante as postagens, indicando por extenso seu interesse por dialogar ou polemizar, ou a curiosidade pelo tema.
O Castelo do Major - 9 comentários
Buscando Pasárgada - 8 comentários
As notas mais comentadas têm relação com Literatura, seção com 33 postagens (8% do conteúdo) e 90 comentários até hoje. Compare-se com Artes Plásticas, a mais produtiva em notícias, que tem 88 postagens (22%) e gerou 65 comentários. Podemos dizer com certeza que os comentários do blogue provêm dos interessados em literatura e nos fatos de Pelotas que despertam a imaginação.
Espero que, quando tivermos 600 postagens, haja mais leitores opinando sobre os temas de seu interesse. Nosso capital cultural, pelo menos, não deixa a desejar.
Imagens de F. A. Vidal

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom escritor o Manoel. Estou lendo Vampiros e adorando. Escreve muito bem! Se fosse publicado nacionalmente já teria estourado.
Santos