Maria Loeci Cunha |
Até hoje (31-12), Maria Loeci Cunha foi a funcionária mais antiga do Café Aquários. Por trinta anos ela atendeu, de domingo a domingo, no mais antigo e famoso café de Pelotas e agora se aposenta, aos 58 anos de idade. É praticamente o mesmo tempo de existência do Café.
Em abril de 2010, ela foi entrevistada por Nauro Júnior (v. blogue Retratos da Vida), quando já era a mais antiga. O repórter lhe perguntou quantos cafezinhos já havia servido em 27 anos de trabalho (número informado por ela na ocasião) e ela estimou em cerca de um milhão. Num café tão movimentado como o Aquários, este cálculo (100 xícaras diárias por 9860 dias) poderia ser considerado humilde.
Em janeiro de 2012, Nauro voltou a destacá-la (v. nota), mostrando o prêmio que dona Loeci recebera do programa Pelotas Treze Horas pela qualidade no atendimento. Premiar a pessoa em vez da empresa significa que a gentileza e a eficiência radicam nas atitudes do funcionário, aquele que fala diretamente com o cliente e o motiva a voltar mais vezes.
Os habitués do Aquários reconhecem em dona Loeci uma coisa que é pouco comum encontrar, nos dias de hoje: uma palavra de gentileza acompanhada de um sorriso, sinal de que a pessoa gosta do que faz e gosta de viver. A partir de hoje esta frase deverá estar em tempo passado.
Chegou o momento de retirar-se e há uma semana (28-12) o Diário da Manhã despediu-a com a notícia Funcionária se aposenta após 28 anos de trabalho. Parte da matéria jornalística dizia o seguinte:
Em abril de 2010, ela foi entrevistada por Nauro Júnior (v. blogue Retratos da Vida), quando já era a mais antiga. O repórter lhe perguntou quantos cafezinhos já havia servido em 27 anos de trabalho (número informado por ela na ocasião) e ela estimou em cerca de um milhão. Num café tão movimentado como o Aquários, este cálculo (100 xícaras diárias por 9860 dias) poderia ser considerado humilde.
Em janeiro de 2012, Nauro voltou a destacá-la (v. nota), mostrando o prêmio que dona Loeci recebera do programa Pelotas Treze Horas pela qualidade no atendimento. Premiar a pessoa em vez da empresa significa que a gentileza e a eficiência radicam nas atitudes do funcionário, aquele que fala diretamente com o cliente e o motiva a voltar mais vezes.
Os habitués do Aquários reconhecem em dona Loeci uma coisa que é pouco comum encontrar, nos dias de hoje: uma palavra de gentileza acompanhada de um sorriso, sinal de que a pessoa gosta do que faz e gosta de viver. A partir de hoje esta frase deverá estar em tempo passado.
Chegou o momento de retirar-se e há uma semana (28-12) o Diário da Manhã despediu-a com a notícia Funcionária se aposenta após 28 anos de trabalho. Parte da matéria jornalística dizia o seguinte:
Das lembranças que leva do antigo trabalho, ela destaca as amizades importantes que fez durante sua trajetória, das quais sentirá imensa saudade, assim como dos patrões Ramiro Rodrigues e Carmeno Rodrigues e dos gerentes Carlos Eduardo e da Dona Neusa.
Com todos esses anos de Café Aquários, Maria Loeci destaca os artistas e políticos que passaram por lá, e recorda que a maior mudança ocorrida no estabelecimento, com o passar dos anos, foi o aumento da rotatividade dos funcionários.
Para não sair perdendo, Nauro fez a despedida final incluindo-se na foto (desta vez no Facebook), agora com o proverbial sorriso de dona Loeci.
Destaque individual 2011 na Categoria Atendimento Nota 10 |