quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Por que Pelotas não quer shoppings?

O leitor Gilvane Ferreira Garcia, pelotense residente em Porto Alegre, fez aqui no blogue uma reflexão para despertar respostas, em busca de entender qual seria nosso impedimento para crescer como o resto do mundo. Isso foi em junho de 2009. Como não houve reações, recoloco o assunto, que seguirá em próximas postagens, analisando aspectos do mesmo problema.

Quando Pelotas terá um "shopping center de verdade"?

As respostas mais típicas à pergunta dele (em azul, acima) costumam ser negativas:
– Nunca, pois os grandes empresários locais não permitirão competidores.
– Pelotas não precisa de shoppings para valorizar-se e crescer.

O tema dos shoppings é polêmico e de complexa resposta. Incomoda a muitos pelotenses, por evidenciar uma tendência ao estagnamento econômico, paradoxo vergonhoso para a que foi cidade rica até inícios do século XX.

Pelotas está hoje povoada de ruínas de centros comerciais –como a carcaça inacabada na Bento Gonçalves com Santos Dumont (dir.) – e de amplos terrenos baldios que esperam dias de glória.

Alguns poucos se dão conta de que as contraforças que impedem o progresso provêm desde dentro de Pelotas... mas nada podem fazer. Outros parecem aprovar a falta de shoppings, que representariam a banalidade, o consumismo e a invasão de multinacionais. O "consolo" nesse caso não ajuda, pois estas pessoas seguem sonhando com ideais.

Será uma resistência da elite empobrecida? Ou maldição que restou das charqueadas? Um exemplo antológico de abandono é o edifício inconcluso (abaixo), que ia ser um centro comercial, enorme lixo urbano em pleno centro histórico, há uma década levantando a bandeira da decadência (que paradoxo).

A seguir, uma condensação do texto que o leitor propôs ao debate.

Dizem que Pelotas é um "shopping a céu aberto"; que tem um comércio pujante; que abarca quase "um milhão de habitantes" da região que a cidade centraliza; enfim, teoricamente Pelotas reúne todas as condições para sediar um centro de compras na modalidade de shopping center.

Por que Pelotas até hoje não recebeu de uma grande rede desse segmento uma atenção direta ? Vários foram os projetos apresentados. Várias vezes foi anunciado que, enfim, Pelotas teria o seu shopping. Até "coquetel de lançamento ocorreu no Dunas", pelo que li no "glorioso" Diário Popular. Porém, na prática, nada avançou.

Enquanto isso, o que se vê ? Cidades de menor representatividade – seja em população, seja até em poder econômico, até mesmo pelo tamanho – já contam com centros comerciais. Canoas amplia o seu shopping; Novo Hamburgo terminou recentemente a ampliação do seu; Santa Maria inaugurou ou está prestes a inaugurar o seu; Passo Fundo está ampliando o seu já conhecido e bonito " Bella Cittá", e por aí vai.

E Pelotas, até quando? Alguém teria uma explicação, plausível ao menos, para esse "retrocesso e por que não dizer, ostracismo comercial da cidade"? Gostaria de ouvir a opinião do segmento empresarial da cidade e região.

Já que nenhum grande grupo manifestou interesse, façam como Passo Fundo: eles construíram um shopping para a cidade com dinheiro da "terra". Pelo que sei, dinheiro não seria o problema, mesmo porque há empresários pelotenses investindo nesse setor, em Gramado, Nova Petrópolis etc.

Abraços, Gilvane Ferreira Garcia, 19/06/09 22:57

Fotos de F. A. Vidal

Nenhum comentário: