domingo, 28 de agosto de 2011

Meia-noite em Paris chega a Pelotas

Desde esta sexta (26) o Cinema Arcoiris de Pelotas exibe Meia-Noite em Paris, o mais recente filme de Woody Allen. O diretor nova-iorquino rodou todo o filme na capital francesa mas as falas são em inglês e em diversos sotaques, configurando um etnocentrismo americano com cenários parisienses.

Midnight in Paris mostra personagens voltados ao passado, tentando resgatar o lado romântico de épocas antigas, mas sob o risco de cair num buraco sem fundo. O protagonista se vê enfrentado ao realismo e ao modernismo, mas prefere refugiar-se em sua imaginação fértil, numa cidade de alta riqueza artística, povoada de arquitetura do século XIX, num clima chuvoso e enevoado.

Reviver durante a madrugada um passado glorioso, que foi verdadeiro mas hoje não existe? Ou despertar para um cotidiano que conserva o idealismo e onde as reminiscências seguem presentes, mas que aos poucos vai sugerindo a possibilidade de sair do narcisismo?

Além das semelhanças visuais da situação, o problema é inegavelmente próximo a nossa sociedade local, presa numa série de impasses: conservação ou criatividade, vaidade ou erotismo, realidade ou sonho, passado ou futuro.

A melhor escolha talvez não seja entre branco ou preto, e sim se mova numa transição gradual e equilibrada, mas não faltam as mentes bifurcadas e briguentas, que preferem ver o mundo dividido em dois bandos.

2 comentários:

tkau disse...

Já não sem tempo. Fui à Rio Grande ver esse filme e valeu a pena, o cinema lá (o do Cassino) é bem melhor que o daqui de Pelotas e não tem esse cheiro insuportável de mofo que o 'arcoíris' insiste em manter nas salas.
O filme é muito bom, mas é bom ir com um pouco de conhecimento de artes porque todos grandes pintores e escritores dão as caras no filme!

Francisco Antônio Vidal disse...

Verdade. É preciso ter uma ideia de quem sejam Hemingway, Scott Fitzgerald, Josephine Baker, Thomas Eliot, Picasso, Dalí, Buñuel, Matisse, Gauguin, Degas, Toulouse-Lautrec. A ambientação é provocativa para um pelotense à antiga, que se sentirá "em casa" (ou seja, em fantasias de um passado maravilhoso). Mas o relato é mais amoroso do que sarcástico com seus personagens.

As sessões em Pelotas são somente às 21h.