domingo, 17 de fevereiro de 2013

O olhar cidadão de Alexandre Neutzling

Douglas Passos, o palhaço Roi-Roi (Emcompanhia de Palhaços)

Os cabeçalhos que desde 2009 apresentam o "Pelotas, Capital Cultural" são criações do designer Nathanael Anasttacio (v. seção Blogue). O quinto deles, colocado ontem (16), mantém o Trevo das Artes, introduzido por ele em 2011, e inova em pelo menos dois olhares: o intenso ideal de futuro, ligado ao chão em que se caminha, e as pessoas como espectadoras e protagonistas de seu meio cultural. Será a ênfase dada pelo blogue neste quinto ano de existência.

Alex Cruz, cantor e compositor (Circo Sem Lona)
Na percepção do humano, o autor gráfico se baseou nas fotografias de outro artista da luz, o fotógrafo Alexandre Neutzling (veja seus álbuns no Facebook), que já vínhamos observando em imagens no Projeto Pelotas Memória e em algumas postagens deste blogue.

As fotos escolhidas são de pessoas em relação às artes, seja atuando, seja observando. Para fora e para dentro são os dois movimentos principais da mente humana, no crescimento pessoal e na compreensão de si mesmo.

Alexandre tem um afinado olhar estético, mas é muito cuidadoso ao registrar pessoas, pois para ele, em acordo com Nauro Júnior, o fotografar artístico deve ser um ato amoroso, não uma invasão visual. Na visão de um palhaço, de um cantor, de uma bailarina, o que as fotos de Alexandre mostram é sempre amor pelo ser humano e amor pela arte que se faz. Grande parte da beleza que vemos se deve à emoção que ele nos desperta com seus personagens – dos poucos que ele fotografa – que se valem da arte para revelar-se a si mesmos e revelar-nos algo superior.
Fotos: A. Neutzling

Morgan Mahira, bailarina de danças árabes, no Piquenique Cultural

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns ao artista/fotógrafo!!

Emcompanhia de Palhaços disse...


LINDA FOTO DO PALHAÇO ROI-ROI, QUE SE CHAMA DOUGLAS PASSOS MAS QUE NÃO PERTENCE AO GRUPO DO CIRCO SEM LONA, E SIM EMCOMPANHIA DE PALHAÇOS. FAVOR RATIFICAR.
ATENCIOSAMENTE
DOUGLAS PASSOS.

Francisco Antônio Vidal disse...

Retifico na primeira foto, e acrescento na segunda a companhia de Alex.