terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Alunos de Conservação e Restauro concluem curso

Finalizando o segundo semestre de 2013, doze alunos de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis defenderam seus respectivos trabalhos de conclusão de curso, no passado dia 12 de fevereiro. Segundo o relato publicado sexta (22-2) no blogue Conservação e Restauro, a alegria e o entusiasmo dos acadêmicos contagiou o público presente. Acompanhe a seguir a diversidade dos temas estudados pelos futuros conservadores-restauradores.

Graduandos de Conservação e Restauro
defendem TCC de 2013 ( 12-2-14)
No trabalho “Políticas públicas patrimoniais: estudo dos instrumentos legais e estratégias de preservação na cidade de Pelotas”, Cláudia da Silva Nogueira pôs em evidência os instrumentos e as estratégias de preservação, como a legislação patrimonial e as estratégias de manutenção do patrimônio edificado na cidade de Pelotas.

Suélen Neubert trouxe o tema “A fotografia e sua preservação: uma análise sobre as políticas de conservação de acervo de instituições de guarda de memória no Rio Grande do Sul”, onde abordou as políticas de preservação de acervos fotográficos em instituições gaúchas e a influência do conservador-restaurador na aplicação do conhecimento técnico que este adquire ao longo de sua formação.

Em “Estudo dos valores patrimoniais e sua influência nas atividades do conservador-restaurador”, Caroline Peixoto Pires investigou como é considerado o conceito de valor patrimonial pelo profissional da conservação e do restauro e onde esses valores são aplicados durante o desenvolvimento de suas atividades profissionais.

Degli Márcia S. de Quevedo apresentou o tema “Leitura iconológica de obra funerária: monumento 'Oferenda', de Antônio Caringi”, em que evidenciou a interpretação iconológica desta obra funerária do artista pelotense (foto abaixo). A aluna estudou a trajetória de Antônio Caringi (1905-1981), pesquisou sobre o local onde se encontrava a obra e, como conclusão do estudo, relatou o estado de conservação da mesma.

"Oferenda" (Caringi, 1942), Cemitério São Francisco de Paula, Pelotas
No trabalho “Cemitério Pomerano: estudo da história de um povo em uma memória presente”, Bárbara Maria B. Borck apresentou o patrimônio cultural presente no cemitério de São Lourenço do Sul (RS) e a importância da imigração pomerana.

Igor de Freitas Ulguim apresentou "Diagnóstico da obra 'Descanso da Sagrada Família na Fuga para o Egito': levantamentos e exames preliminares à restauração". Neste trabalho, o acadêmico estuda a pintura de cavalete em um estado avançado de deterioração, localizada no acervo sacro do museu da cidade de Rio Grande (RS), e traz à tona a importância da documentação para futuros restauros.

No tema “O 'Retrato de Visconde da Graça': análise e restauro de uma pintura de cavalete”, Joana Andrea Brakling descreveu os procedimentos de restauro em uma pintura de óleo sobre tela que apresenta grande valor histórico e artístico, pois se trata de uma obra do século XIX que retrata o pelotense João Simões Lopes Filho (1817-1893), barão e visconde da Graça.

Limpeza de estuque lustrado (escaiola),
no prédio da antiga Escola de Belas Artes,
em Pelotas, 2010 (v. mais fotos aqui)
Rosaura Isquierdo Rocha apresentou o tema: “Procedimentos e reflexões em torno da conservação de fotografias históricas: a Coleção Clinéa Campos Langlois da Fototeca Memória da UFPel”.

A acadêmica explicou o processo de sistematização da Coleção Clinéa Campos Langlois, abrangendo sua conservação, o tratamento da informação e sua disponibilização, buscando a construção de uma narrativa memorial.

Os outros trabalhos apresentados foram:
  • "A preservação de revestimentos de interiores de edificações históricas: os estuques lustrados da cidade de Santa Vitória do Palmar (RS)", de Marina Perfetto Sanes.
  • “Procedimento de restauro em obra rara – Museu dos Capuchinhos, Rio Grande do Sul", de Bianca Servi Gonçalves.
  • “Proposta de tratamento do mobiliário expositivo da coleção arte sacra do Museu da Cidade do Rio Grande", de Bruna Lemos Lobato.
  • “Água como agente de deterioração: uma análise no Museu da Baronesa”, de Marcelo Hansen Madail.
Fotos: Conservação e Restauro (1, 3), Viva o Charque (2)

Nenhum comentário: