terça-feira, 14 de outubro de 2014

Donato 80 em Pelotas

"John" Donato e os seguidores pelotenses (não músicos) Gabi Mazza, Tiago Klug e Leon Sanguiné

João Donato de Oliveira Neto (v. Wikipédia) está em Pelotas desde ontem, pela turnê internacional em comemoração de seus 80 anos, com o quarteto Ricardo Pontes (sax, flauta), Luiz Alves (baixo acústico), José de Arimatea (trompete) e Robertinho Silva (bateria).

O espetáculo "João Donato 80 anos" será no Teatro Guarani, nesta terça (14-10), com abertura a partir das 21h do grupo sambista "Feito em Casa". Ainda há entradas, à venda na bilheteria (R$ 150).

O evento marca também o lançamento do 3° Pelotas Jazz Festival (v. página do evento no Facebook), confirmado para os dias 20, 21 e 22 de novembro de 2014. A primeira edição chamou-se "Festival de Jazz de Pelotas", em julho de 2010, e trouxe Hermeto Pascoal (v. notícia); a segunda realizou-se em maio de 2013, com diversas figuras nacionais e internacionais (v. nota neste blogue).

Donato esteve no 2º Festival de Jazz, no Guarani,
e retorna, agora com 80 anos, como aperitivo do 3º.
Ícone da MPB e do jazz brasileiro, Donato é iniciador da Bossa Nova e parceiro de figuras como Tom Jobim, Gilberto Gil e Caetano Veloso. Há uns quinze anos está casado com a jornalista pelotense Ivone Belém, sua produtora musical, e trinta anos mais nova (leia o artigo autobiográfico Do Acre para o Rio Grande).

Sobre João Donato, leia perfil completo segundo Ronaldo Bressane, a reportagem "Dom Natural", de Cristiano Bastos, e resenha da revista Aplauso.

Confira a música instrumental Amazonas, com o João Donato Trio (vídeo histórico de 1989, Donato aos 55 anos). Abaixo, programa de 50 minutos da TV Brasil com reportagem e debate sobre os 80 anos de João Donato.


Fotos: F. Campal

Nenhum comentário: