quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Noitão no Capitólio, por última vez

No silêncio de uma noite de primavera, o fantasma do antigo cinema ressuscitou, com sala lotada. 
Um grupo de professores, alunos e ex-alunos do Centro de Artes da UFPel (PET Artes Visuais) está organizando uma última sessão de cinema no mezanino do antigo Cine Capitólio. O Noitão começa no fim do sábado 1 de novembro e termina ao amanhecer do domingo 2.

A história do Noitão

O Cine Capitólio funcionou desde 1928 em Pelotas e criou história na cidade. Em 2007 o tradicional espaço fechou suas portas e foi convertido em estacionamento, para nunca mais ser reativado.

No entanto, ainda conserva em seu andar superior uma sala de projeção que está sendo novamente revitalizada pelo grupo PET (Programa de Educação Tutorial) da UFPel, especialmente para a exibição cinematográfica do projeto Noitão de Cinema. Após o evento, a sala não estará mais apta para projeção de filmes.

Em 10 de setembro de 2011 realizou-se a primeira edição do Noitão de Cinema (v. página do evento), também organizado pelo grupo PET do Centro de Artes, e iniciou-se a revitalização da sala, com o apoio dos atuais proprietários do prédio.

A notícia foi amplamente divulgada na época (v. nota Noitão de Cinema é sucesso no Capitólio e a crônica do Diário Popular Noitão de cinema é marcado pelo saudosismo). As entradas esgotaram-se em dois dias de vendas.

O formato do evento

Renasceu por uma noite o cinema de calçada,
com fila de espera, pipoca etc.
Até o dia da exibição, serão obtidos os sistemas de som e de projeção para a exibição dos filmes, assim como a dinâmica do foyer, que contará com um quiosque para a venda de cafés e salgados. Além disso, os espectadores que ficarem até o final da exibição receberão um kit café da manhã, tudo isto seguindo o mesmo formato da primeira edição do evento.

O Noitão de Cinema é um projeto de extensão em formato de evento e tem como objetivo principal a preservação da memória dos cinemas de calçada da cidade de Pelotas. Além de revitalizar o espaço, abandonado desde 2007, a atividade também busca mostrar filmes que não entram no circuito comercial.

O evento se inspira no Noitão Belas Artes, promovido pelo Cine Belas Artes da cidade de São Paulo, que apresentava maratonas de filmes, durante uma madrugada por mês.

A sessão será aberta à comunidade, com número limitado de ingressos a preço justo, com fins apenas de custear a limpeza e materiais para que a mostra se realize, sem fins lucrativos (em 2011, o valor foi de 5 reais). Os ingressos serão vendidos a partir desta segunda-feira (27-10), até a sexta seguinte (ou até esgotarem), no Núcleo de Extensão e Divulgação do Centro de Artes (Alberto Rosa 62, sala 106).

Somente 300 insones presenciarão a última sessão de cinema.
Fonte do texto: E-Cult

Nenhum comentário: