quarta-feira, 20 de maio de 2015

Veterano relembra guerra, 70 anos depois

O pelotense de 91 anos João Pereira da Silva é veterano do Exército brasileiro na Segunda Guerra Mundial. Em 1941, com 19 anos de idade, ele se inscreveu para o combate e foi enviado de trem para Rio Grande, de navio para o Rio de Janeiro e depois até a Itália. Diz que não matou ninguém, mas viu muita gente morta (v. reportagem de Diego Queijo para o Diário Popular, com fotos de Jô Folha; abaixo, vídeo de Leandro Lopes).

Dois conterrâneos nossos morreram nos combates de 1944, um dos quais foi homenageado com o nome da rua Pracinha Hortêncio Rosa, no bairro Areal (v. blogue da Academia Pelotense de Letras). De acordo ao jornal acima citado, Rosa era natural de Canguçu.


Na hierarquia militar, os "praças" são os suboficiais ou tropa sem graduação (v. Wikipédia); antigamente, a expressão se referia aos soldados que lutavam por contrato, fora da carreira militar (talvez por estarem ligados a uma zona ou "praça"). Os 25 mil brasileiros enviados à Segunda Guerra Mundial foram apelidados com o diminutivo "pracinha" (que fora daquele contexto poderia parecer pejorativo). A maioria eram simples recrutas, jovens, pobres e sem formação militar alguma.

Já finalizada a guerra, Vicente Celestino compôs a canzonetta romântica em dois idiomas "Mia Gioconda" (v. letra e música), dedicada aos pracinhas que haviam servido em território italiano, relatando o caso de um brasileiro que se apaixonou por uma loira da Toscana (e não napolitana como diz a letra). Em 1946 a música foi sucesso nacional, reeditado em 1996 como o tema de Jeremias (Raul Cortez) da novela "O Rei do Gado" (v. Wikipédia). Na vida real, o soldado apaixonado era o gaúcho João Pedro Paz, a noiva chamava-se Iole e o casamento já dura 70 anos (v. reportagem de Zero Hora em 2014).

A rendição da Alemanha em 8 de maio de 1945 nos lembra que o Brasil há 70 anos não participa em guerras com outros países. Desde então, só tem aumentado a violência interna, seja por motivos sociais, econômicos ou políticos.

POST DATA
29 maio 2015
O filme "Estrada 47", de Vicente Ferraz, tem como protagonistas (fictícios) alguns soldados brasileiros lutando na Itália, em episódio real nunca antes filmado. A estreia foi ontem (28-5) em Porto Alegre, no contexto dos 70 anos do fim da Guerra. Houve pré-estreia no Festival de Gramado 2014, onde obteve Kikito de melhor filme (v. nota de ZH).

Nenhum comentário: