quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Carmen Garrez, artista plástica em evolução

Carmen Garrez é uma artista plástica nascida em Cacequi (RS) e radicada em Pelotas desde a infância. Aqui estudou Arquitetura, e derivou à pintura, passando por diversas fases criativas. Casada com o jornalista e escritor Manoel Soares Magalhães, dedica-se totalmente à arte, principalmente vendendo quadros para clientes de fora de Pelotas. Muitos contatos são feitos pelo portfólio virtual ClicFolio.

Parte de sua produção encontra-se exposta na casa onde reside atualmente e onde está seu ateliê. Não tem o costume de organizar exposições especiais, mas a quantidade de obras que tem à mão neste momento já lhe permite fazer uma bela amostra, representativa de suas etapas como pintora e de interesse estético (e, por que não dizer, também comercial).

Seu blogue - Arte de Carmen Garrez - é uma galeria virtual, que expõe algumas de suas obras. As imagens expostas permitem uma apreciação inicial, seja para fazer comentários e interagir com a artista, seja para comprar obras ou encomendar novas. No blogue artístico de Cristiane Campos ela recebe uma homenagem (veja o post).

A artista se dispõe a atender pedidos especiais e tem sempre satisfeito os clientes. Um casal amigo, por exemplo, lhe pediu expressamente uma tela com medidas precisas, que representasse as suas pessoas e seria colocado no dormitório deles. O resultado surpreendeu ao casal e à pintora, como se a obra fosse deles mesmos.

Em 1989, Carmem Garres (seu nome legal) começou a pintar sem professor, já formada como arquiteta. Espontaneamente chegou ao pontilhismo, técnica criada no século XIX, a partir do Impressionismo francês. O pontilhismo ou divisionismo elimina as linhas à base de minúsculas manchas de cor, fragmentando as imagens. Neste exemplo que Carmen tem em seu ateliê, feito com canetas hidrocor, o espectador percebe um conjunto (esq.), que foi previamente analisado pelo pintor (dir.).

Posteriormente, Carmen chegou ao estilo naïf, que lhe serviu de referência para conceber pintura em variados modos: sacra, abstrata, mística, surrealista e moderna (veja uma reportagem de 2004). Nesta evolução, seu nome artístico definiu-se como Carmen Garrez.

Após uma fase inicial de paisagens, toda a temática da artista (dir.) gira sobre o mundo da mulher - a começar por um autorretrato à espanhola, de 1998 (esq.). Figuras masculinas têm algum traço feminino, como os lábios do Santo Antônio em atitude maternal (foto 2, acima). Mesmo as imagens com ares modernos não deixam de refletir sobre algum tema relativo à mulher e seu corpo.

A "Missa em Porto Seguro" (abaixo) é dos inícios, reveladora de interesses arquitetônicos, históricos, espirituais e sociais, que ainda traz a construção pontilhista mas já plenamente num formato naïf. A pintora segue em evolução, e em qualquer momento surpreenderá os pelotenses com uma exposição, pois quem mais a conhece hoje são os internautas.
Imagens: Carmen Garrez (1, 5, 7) e F. A. Vidal (2-4, 6)

14 comentários:

Anônimo disse...

Lindíssimas pinturas! Parabéns à artista, muito talentosa!
Muito boa matéria!
Teresinha Brandão

Anônimo disse...

Muito bonitos.
Gostei especialmente de dois:
A moça de cabelos floridos e a moça envolta em flores, que me parecem autorretratos.
Parabéns

Anônimo disse...

Cliquei em "ClicFolio" e em "o post" acima e visualizei um trabalho muito bonito.
Confirmando estes aqui mostrados.
Uma artista.
Cumprimentos.

Anônimo disse...

Conheço o trabalho de Carmen há muito tempo. É uma artista talentosa, com múltiplas possibilidades. Aguardemos sua exposição.

ANALUKAMINSKI PINTURAS disse...

Aprecio bastante o trabalho da Carmem, suas telas e cores transmitem muita luz, amor à vida, candura!

Anônimo disse...

Uma verdadeira artista... conheci o trabalho de Carmen Garrez no Corredor da Arte e achei maravilhoso cheio de cores, vida e luz !
Ficaremos aguardando a exposição !

Anônimo disse...

Adorei a reportagem.
Carmen e merecedora de todos os elogios. Sensível, sedutora e sábia, na escolha do tema principal, nas cores pulsantes, na técnica precisa e na delicadeza de seus/suas personagens. Abraço amiga. Parabéns!!!
Vera Guadalupe

Anônimo disse...

Foi com surpresa que encontrei aqui Carmen Garrez, essa grande e talentosa artista ! Quero ver uma exposição tua aqui ! Parabéns !
Jana

Anônimo disse...

Sua temática é constantemente relacionada à Gaia, à natureza e ao cosmos mítico, por isso admiro-a verdadeiramente. Suas obras exalam energia primitiva e apesar da força temática, transmite uma doçura ímpar, gerada na alma.
peace and love

CIÇA MARIA
Artista do Paint

Unknown disse...

Que ano Carmen garrez nasceu?

Francisco Antônio Vidal disse...

Conforme um de seus perfis Facebook, ela nasceu em 2 de agosto de 1957.

Unknown disse...

Alguém sabe me dizer se ela entrou para a história da arte?

Anônimo disse...

Alguém sabe me dizer se ela entrou para a história de arte?

Francisco Antônio Vidal disse...

Depende do significado dessa expressão. Por que vc pergunta dessa forma?
Ao meu parecer, ela está na história da arte desde o momento em que publicou suas obras.
De outro ponto de vista, ela só entrará na História quando deixar de produzir.
Você ainda poderá argumentar que ela estará na História quando um historiador registrar seu trabalho.