terça-feira, 29 de setembro de 2009

Pelotenses visitaram a FLIP

A Escola Mário Quintana é em Pelotas um foco de dinamismo e criatividade. Dentro do trabalho cotidiano, a organização cresce e mantém a qualidade intelectual e afetivo-social do serviço educativo entregue à comunidade.

Uma das exclusividades da Escola é o Projeto de Leitura desenvolvido pelas professoras Alline Bettin, Thaís Rochefort, Deborah Kaé e Aline Neuschrank (da esq. à dir.). Em agosto passado, elas foram à FLIP (Festa Literária Internacional de Parati) e de lá trouxeram contatos com escritores e várias ideias que motivarão a leitura em seus alunos do ensino fundamental.

Na terça 18 de agosto, recém começado o segundo semestre, elas me receberam na sala de professores para falar de sua experiência em Parati e com o Projeto de Leitura, que explicarei melhor em próxima postagem. Desta entrevista também saiu a informação que já publiquei sobre o blogue de Alline (veja o post).

A FLIP é o evento literário mais emblemático e inspirador que conhecemos pela mídia de alcance nacional - mesmo sendo pequeno e de recente criação. Maior e mais antiga é a Jornada Literária de Passo Fundo, valorizada basicamente pela imprensa gaúcha.

A visita à FLIP foi sonhada pelas professoras desde 2008 e teve o comprometido apoio do diretor Carlos Valério. De Parati elas chegaram com entusiasmo dobrado para continuar inovando no ensino da leitura.

Elas já foram convidadas a seguir ampliando seu trabalho de 4ª a 8ª série - por exemplo, numa eventual participação na Feira do Livro de Pelotas - mas sua concentração está totalmente dedicada, pelo momento, a este projeto dentro da Escola.

Um de seus contatos em Parati foi com o escritor carioca membro da Academia Brasileira de Letras Carlos Heitor Cony (esq.). Na sexta 3 de julho, ele foi uma das atrações da Flipinha, o evento literário para crianças que se realiza paralelamente aos debates "adultos" na Tenda dos Autores da FLIP.

Na Flipinha, os encontros com autores de literatura infanto-juvenil se alternam com apresentações musicais e teatrais dos alunos das escolas de Parati.

As professoras contam que é emocionante ver nas ruas escritores famosos e poder falar com eles como vizinhos conversando na calçada.

Outro divertido encontro deste quarteto feminino pelotense foi com o quarteto do quadrinismo no Brasil. Na quinta-feira 2 de julho, um dos debates na FLIP era sobre comics, e os convidados eram os desenhistas Rafael Coutinho, Rafael Grampá e os irmãos Gabriel Bá e Fábio Moon (leia a notícia).

Na foto aparecem Aline e Deborah e, entre elas, Rafael Grampá, quadrinista pelotense que com elas faz o "P" de Pelotas (dir.).

A arte e a literatura fazem com que se misturem e se confundam o trabalho, a diversão e a amizade. Por isso eu já dizia, no primeiro post da seção Inspirações, que a FLIP era uma referência para este blogue.
Fotos de F. A. Vidal (1) e Deborah Kaé (2-4)

Nenhum comentário: