sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Yellow Submarine - individual de Paula Battipaglia

Paula da Costa Battipaglia apresentou ontem sua primeira exposição individual como pintora, com uma dúzia de telas inspiradas no filme Yellow Submarine, de 1968. A vernissagem foi no João Gilberto, às 20h30, com um coquetel de autosserviço oferecido pelo restaurante.

Paula é professora e estuda Psicopedagogia, mas quando a genética e a formação familiar são fortes a arte termina por impor-se: sua mãe e sua avó são artistas plásticas (leia notícia).

Atendendo a um pedido do estúdio pelotense Submarino Amarelo, Paula fez um quadro que intitulou Sea of Holes (detalhe, dir.). Logo, foi inspirando-se no filme e pintou mais uma dezena de imagens, várias delas copiadas olhando para o televisor em pausa.

A estética psicodélica pretendia ser, nos anos 60, um protesto social que mostrasse o lado divertido das drogas alucinógenas. O desenho animado Yellow Submarine remarcou a ingenuidade desse manifesto e o aspecto naïf dessa estética. Hoje, a música "Submarino Amarelo" é cantada somente por crianças e, no Brasil, inspira muitas escolas e jardins de infância (veja exemplos no Rio de Janeiro e em São Paulo).

Exemplos desse estilo visual mais infantil do que adolescente são as árvores no quadro "Azuleza e Max" (detalhe, abaixo à esq.) e o violinista (detalhe, esq.) da tela "O Quarteto", ante a qual aparece Paula (acima à esq.). A intenção original, porém, sempre foi imitar a aparência das alucinações psicóticas, uma espécie de onirismo inconexo.

Nesta exposição, apreciou-se - excepcionalmente - uma confluência entre o conteúdo das obras visuais e a situação do restaurante, representada pelo ambiente de festa, dança e espetáculo musical, característico do Bar João Gilberto. Anteriores amostras de pintura ali realizadas não haviam conseguido nem buscado essa conjunção entre a plástica e a música. Se uma banda fizesse covers dos Beatles seria coisa normal, mas neste caso foi uma pintora que chegou com as melodias de Liverpool.

A dinâmica lúdica é outro aspecto que a artista traz da mão dos Beatles. A capacidade de ligar áreas diversas da sensorialidade e das vivências é considerada um dos elementos da criatividade.

Veja um trecho (vídeo abaixo) que inclui a música Lucy in the Skies with Diamonds, verdadeiro emblema psicodélico. Há alguns dados do filme nesta crítica e na Wikipédia.

A amostra pode ser visitada de terça a sábado até 13 de janeiro, a partir das 15h. Gonçalves Chaves 430.
Fotos de F. A. Vidal


Nenhum comentário: