sexta-feira, 7 de maio de 2010

Capela central da Universidade Católica

Nesta segunda-feira (3 de maio) concluí o trabalho escrito para o pós-graduação que iniciei em março de 2008 na Universidade Católica. O curso de mestrado em Saúde e Comportamento tem uma década de existência e minha dissertação teve o número 141.

Durante dois anos estive pesquisando em torno a como apresentar a análise fatorial de uns resultados do WISC-III, a 3ª escala Wechsler de inteligência para crianças. Pelotas é o principal centro nacional de estudo desse teste, coordenado por minha orientadora, a doutora em psicologia Vera Lúcia Figueiredo.

No exame oral, expus 25 minutos (tinha direito a 30) e logo os professores da banca usaram mais 50 minutos para suas avaliações (também tinham direito a 30, quinze minutos cada). A decisão deles foi aprobatória, com exigência de modificações no texto escrito. As contribuições críticas da doutora Elizabeth do Nascimento, pesquisadora do WAIS-III em Belo Horizonte, foram muito valiosas para melhorar o meu trabalho, que a Católica exige publicar em revista especializada.

Às 18h, assisti à missa na capela do campus I, convidado por minha irmã Maria Eliana, religiosa que colabora na pastoral da universidade. O padre Germán Varela (dir.), que conduz estas missas, faz atendimento espiritual e é professor na UCPel de disciplinas sobre psicologia religiosa. Há duas missas por semana: segundas-feiras 18h e quartas 8:15.
Sendo recinto católico, a capela tem altar e sacrário, mas a única imagem é uma escultura do Cristo crucificado. A pequena construção foi feita há cerca de uma década, com os bancos colocados em forma circular, o que facilita a proximidade sonora e visual. No entanto, a aparência externa é quadrada (abaixo).

A capelania universitária tem serviços pastorais - como atendimento espiritual, minibiblioteca e aulas de violão - e funciona num prédio vizinho à capela.
Excepcionalmente, fiz esta autoalusão para explicar o parêntese que abri nestas semanas, deixando o blogue sem informação - mesmo estando a cidade em várias atividades culturais.
Fotos: UCPel (3) e F. A. Vidal (1-2)

Nenhum comentário: