quinta-feira, 10 de junho de 2010

A Filosofia e o Cinema Político, ciclo de debates

O professor Luís Rubira, do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pelotas, anunciou o início do I Ciclo de Cinema e Filosofia, uma nova atividade de extensão destinada a divulgar o pensamento filosófico e estimular o debate intelectual (leia nota).

O ciclo terá 28 sessões semanais, desde amanhã (11) até a sexta-feira 17 de dezembro, no auditório do Centro de Integração do Mercosul da UFPel (Rua Andrade Neves esquina Lobo da Costa). A entrada é franca, mas o espectador deve retirar senha no dia da sessão.

“Meu objetivo é resgatar as antigas mostras de cinema de arte que havia em Pelotas até início dos anos 90”, diz Rubira, que escolheu os filmes de seu acervo particular.

O evento das sextas é uma atividade que vem somar-se ao ciclo de conversas sobre filosofia, iniciado em 2009, que será reiniciado dia 22; este ano será às terças-feiras, com alguns convidados de fora de Pelotas.

Este ano, cada sexta às 20h, haverá um debate após a projeção, sendo que pelo menos uma vez por mês haverá a participação de algum convidado (de Pelotas). Cada encontro deve terminar entre 22:30 e 22:45.

Os conteúdos do ciclo se dividirão em três blocos e a filmografia será exposta em ordem cronológica, começando pela obra dirigida pelo italiano Gillo Pontecorvo “A batalha de Argel”, sobre a guerrilha e a contraguerrilha na luta de independência argelina, de 1954 a 1962 (leia nota na Wikipédia).

O filme é em preto e branco, dura 2h e data de 1965. Foi proibido pela censura brasileira durante o governo militar. Veja abaixo o comentário de Marcelo Janot para o Telecine Cult.

Nenhum comentário: