domingo, 20 de junho de 2010

Yolanda Pereira, 100 anos de nossa eterna Miss Universo

Em 8 de setembro de 1930, o Jornal do Brasil noticiou sobre o Concurso Internacional de Beleza (leia nota), realizado pela primeira vez no Brasil - desde seu início em 1926 - país que também participava por primeira vez no concurso.

A ganhadora foi uma brasileira, Yolanda Pereira, pelotense de 19 anos. No Rio de Janeiro, desfiles e glórias para a nação. Em Pelotas, bandas de música, foguetes e hasteamento da bandeira nacional para a filha emérita. A Princesa do Sul estava no início de sua decadência econômica mas não poupou festas e homenagens por esta vitória incrível.

Segundo a Wikipédia (verbetes Yolanda Pereira e Miss Universo), o evento - que dava o título de Miss Universo - chamava-se Concurso (ou Desfile) Internacional de Beleza. O atual "Miss Universo" (com esse nome desde 1952) é ainda o maior no gênero e se inspira naquela versão antiga, iniciada em 1926 e interrompida em 1935, em função da depressão nos EUA e pela Segunda Guerra Mundial.
A Miss Pelotas Yolanda Pereira também foi a primeira Miss Brasil, e a única brasileira a ganhar o título de Miss Universo naquela primeira fase do concurso. Nascida em 16 de outubro de 1910, Yolanda se definia como uma pessoa modesta, de hábitos e sentimentos religiosos arraigados. Estudou no Colégio São Francisco e estudou piano no Conservatório de Música de Pelotas.
Após cumprir os deveres impostos pelo concurso, Yolanda voltou a Pelotas, e continuou a viver, como ela declarou, "com tanta modéstia quanto permitiu a evidência em que a colocou o concurso".
A casa paterna, em que ela morou enquanto solteira, ainda existe e foi restaurada há alguns meses pelo novo dono, Antônio Carlos Niemczewski. Pai de Yolanda foi o leiloeiro Lydio Pereira, segundo informação do cronista Rubens Amador.
Poucos anos depois do concurso, em 1936, Yolanda casou-se com o brigadeiro da Aeronáutica Homero Souto de Oliveira. Radicando-se no Rio de Janeiro, o casal teve quatro filhos: Homero, Vânia, Jane e Sérgio Souto de Oliveira. Na foto da Revista Manchete, em março de 1964 (abaixo), ela aparece aos 53 anos, com a recém-casada Vânia e com Jane, de 17 anos.
Yolanda faleceu em setembro de 2001, aos 90 anos, no Rio. Cidadã Emérita de Pelotas, um monumento na praça Osório, em forma de coluna grega (esq.), recorda seu nome e sua "beleza grega" (foto tomada hoje, 20 de junho).
Em outubro de 2010, ela faria 100 anos, mas não se preveem novas homenagens. Em 2008, a vereadora Diosma Nunes propôs a denominação de uma rua para Yolanda Pereira (veja nota).
A Bibliotheca Pública Pelotense guarda, como símbolo da história da cidade, as faixas usadas por Yolanda Pereira - a primeira Miss Pelotas, a primeira Miss Rio Grande do Sul, a primeira Miss Brasil e a primeira brasileira a conquistar o título de Miss Universo.
Em honra às mulheres pelotenses, o Quiosque de Nelson Nobre apresentou, em março de 2010, algumas reproduções de fotos de Yolanda Pereira, uma das quais é a imagem acima à direita. Homenagem parecida foi feita pelo próprio Nelson, anos antes (veja nota antiga do Diário Popular, 27-08-2003).
O Ponto de Cultura da UCPel, que preserva e digitaliza o acervo de Nelson Nobre e administra o Quiosque, também gera material audiovisual em associação com a TV UCPel. Um dos curta-metragens criados é sobre a primeira Miss Universo brasileira, e nossa eterna Miss Universo (abaixo).
Fotos: F. A. Vidal (3-4) e sítio de Sérgio Souto

8 comentários:

Anônimo disse...

Caro Vidal:
Parabéns pelo teu ótimo trabalho sobre a Yolanda Pereira. Posso completar dizendo que aquele canteiro, onde está a coluna grega, chamava-se: ROSEIRAL YOLANDA PEREIRA, e era permanentemente plantado com lindas rosas de várias espécies e cores. Era um recanto que chamava atenção dos turistas que nos visitavam. Era, de toda a praça, no aspecto de jardinagem, o mais bonito lugar.
Depois, com o "progresso"...
Abrs. Rubens Amador

Anônimo disse...

Tive a honra e a felicidade de ser aluno da Escola de Especialistas de Aeronáutica nos anos 60/61 quando o então Brigadeiro-do-Ar Homero Souto de Oliveira, esposo de Dona Yolanda Pereira Souto de Oliveira, foi Comandante. Durante as Missas dos domingos dona Yolanda tocava órgão e ao fim dava atenção aos alunos. Portanto, tive contato com a ilustre miss. Parabéns a Pelotas, Rio Grande e ao Brasil.ass.: Antonio Francisco de Freitas - 1º Sgt reformado da Aeronáutica - Jacobina/BAHIA. freitas.af@hotmail.com

XICO JÚNIOR disse...

Parabéns!

Tenhio procurado acompanhar a trajetória da primeira brasileira eleita Miss Universo, Yolanda Pereira, que muitas vezes esteve em Canoas-RS, cidade onde moro, em visita a um de seus filhos que era, à época, oficial da Aeronáutica e residia na Vila dos Oficiais, conforme contava meu compadre e oficial da Aeronáutica, Manoel Pedro Severo da Silva e relembrado pela filha Jane Maria Raugust da Silva.

Sou jornalista e cronista social há 45 anos; acervista, radialista, historiador, poeta e escritor (com 6 livros já publicados) e guardo um Acervo Fotofonohistoriográfico com cerca de 30 mil fotos, coleções de jornais e revistas, documentos históricos importantes, sendo o maior e mais importante acervo particular de Canoas-RS.

Matéria sobre a Miss Universo Yolanda Pereira também pode ser encotrada no blog "ESPAÇO GÓTICO" (Basta digitar o título do blog via Google).

Abs, e Parabéns!

Francisco Antônio Vidal disse...

Obrigado pela contribuição. O link para o Espaço Gótico é: http://xicojunior.blogspot.com/2007/06/yolanda-pereira-primeira-miss-universo.html

Uma nota sobre a rua Yolanda Pereira e a casa da família Pereira:
http://pelotascultural.blogspot.com/2010/06/rua-yolanda-pereira.html

XICO JÚNIOR disse...

Se tiverem mais vídeos ou slides referente a conquista da nossa primeira Miss Universo, Yolanda Pereira, gostaria de ter e poder postar também no meu blog "ESPAÇO GÓTICO" ( http://xicojunior.blogspot.com/2007/06/yolanda-pereira-primeira-miss-universo.html ).

Pois como sou historiador e acervista, além de ter sabido que d. Yolanda Pereira e seu marido frequentavam a cidade de Canoas, quando em visita ao seu filho Homero, militar da Aeronáutica, com certeza não só será mais um detalhes, mas um enriquecimento a tudo que respeita a nossa Miss Yolanda Pereira.

Abs, e fico no aguardo do envio (e-mail? la-stampa@ig.com.br ) ou de indicação de blogs ou sites onde possa baixá-los.

Xico Júnior - Jornalista e cronista social há 45 anos, historiador, acervista, escritor com 6 livros já publicados.

XICO JÚNIOR disse...

Aliás, encontrei um slideshow ou vídeo, em que tem uma foto da Miss Universo, Yolanda Pereira, tirada na casa do filho Homero, em Canoas, quando do aniversário de uma das netinhas dela.

Abs, Xico Júnior

Unknown disse...

Naquela época, sendo filha de um suboficial, residi na Vila dos sargentos e fui colega de colégio de Jane, uma das filhas de dona Yolanda. Lembro que era uma senhora muito distinta.

Anônimo disse...

Nossa que demais! Queria poder devorar os arquivos verdadeiros em mãos. Sou Miss e também sou Pelotense desde 2020 e nunca fui apresentada a prefeitura e sociedade. Estou indo representar o Rio Grande do Sul e Pelotas. Na capital de São Paulo em setembro no concurso de Miss Brasil. E tudo der certo o mundial. É triste ver que Pelotas não dá mais valor às misses que representam a voz e a cidade no estado e no Brasil.