sábado, 23 de abril de 2011

Arte sacra baiana, oração mediante fotos

Até 29 de abril, a Galeria de Arte da UCPel expõe a série Bahia de Todos os Santos, 20 fotografias digitais de Francisco Vargas, tomadas em igrejas de Salvador da Bahia.

Como na mostra alusiva ao Espírito Santo (veja o post), o fotógrafo propõe a ideia de que a vida não se completa materialmente, mas que está relacionada com algo que a transcende.

Neste caso, o foco não sugere o lado espiritual da vida biológica (como na série Universo Singular), mas se concentra em artes como a escultura e a arquitetura, que por sua vez apontam à esfera espiritual humana.

As fotos mostram espaços amplos de capelas ou catedrais, e detalhes como estátuas de santos, um altar adornado ou um púlpito iluminado indiretamente pelo sol. Num dos registros (esq.) vemos o Sagrado Coração de Jesus, que denota o sacrifício de sofrimento que Deus dedica ao bem da humanidade.

Francisco (dir.) captou as imagens em 2009, quando visitou diversos templos católicos de Salvador, como a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, a Catedral Basílica, o Convento de São Francisco e igrejas do Pelourinho.

A relação entre a arte e a fé impregna as obras sacras desses templos, alguns deles com até quatro séculos de antiguidade.

Essa relação pode ser apreciada por nós indiretamente, graças a estas fotografias, tomadas com uma concentrada e sensível observação de como o homem se relaciona com Deus.
Fotos de F. Vargas (1) e W. Lima (2)

Nenhum comentário: