quarta-feira, 27 de abril de 2011

Fotografando Pelotas satoleP

O Movimento dos Artistas Plásticos de Pelotas (MAPP) abriu dia 18 passado a participação para a Primeira Mostra Fotográfica Pelotas satoleP e publicou ontem (26) o seu regulamento, em blogue criado especialmente para isso. Até 31 de maio as inscrições estarão abertas na sede da associação (Av. Fernando Osório 20, loja 27B).

Não é usada a palavra "concurso", pois não há nenhum tipo de premiação em jogo, nem sequer pagamento de cachê. A inscrição custa R$ 30 (para sócios do MAPP, R$ 20).

Nesta primeira versão, a Mostra propõe que os participantes sigam o percurso do fotógrafo Selbor, personagem de "Satolep". As fotos que aparecem nesse livro de Vitor Ramil foram tomadas em Pelotas, provavelmente em 1920 e 1921, e serviram de base ao relato (veja a do Paço Municipal).

O concurso convida os fotógrafos de hoje a registrar os mesmos lugares, revistos por olhos do século XXI. Há dois anos, a postagem Sumiço de um casarão mostrou o lado mais dramático de nossa decadência. Os inscritos que cumprirem as condições verão suas obras expostas de 4 a 14 de julho de 2011.

Nenhum comentário: