quinta-feira, 30 de junho de 2011

Telas de Henrique Amaral e Cristina Mendes


A Galeria de Arte da UCPel está apresentando, de 13 de junho a 8 de julho, a mostra coletiva de dois artistas autodidatas que vêm mostrando seu trabalho há poucos anos.

Maria Cristina Mendes apresenta flores em óleo sobre tela, na mostra "Fases". A artista formou-se em Artes Visuais em 1998 e retomou os pincéis em 2009. Seus quadros são figurativos, com formas claras e precisas, mas ela prefere expressar-se mais pelas acentuadas cores da natureza vegetal.

Henrique Almeida Amaral pinta desde 2003, e desta vez expõe “Lembranças e Reflexões”, em acrílico sobre tela. Seu estilo formal sugere primitivismo, mas os conteúdos das imagens fazem reflexões interessantes sobre a sociedade e sobre os sentimentos humanos.

Suas "Locomotivas" (dir.) cheias de movimento, ruído e fumaceira preta são personagens simbólicas, saídas de um tempo passado ou talvez utópico. A imagem não é tão realista como parece, nem deixa o espectador indiferente sobre os significados de um trem, ontem ou hoje: potência, velocidade, poluição, perigo.
Fotos: W. Lima (1) e F. A. Vidal (2)

Nenhum comentário: