segunda-feira, 24 de outubro de 2011

UFPel tem sua primeira turma de Psicologia

Neste segundo semestre de 2011, começou a funcionar o esperado curso de Psicologia da UFPel. Anunciado pela Faculdade de Educação em 2009 (leia nota), o assunto foi protelado para o ano seguinte (veja o anúncio). O projeto original dava ao curso um perfil cognitivista e comunitário, em contraste com o elitismo que se observava na UCPel, que há 35 anos vem formando psicólogos na Zona Sul.
Prédio principal da Medicina da UFPel há 50 anos
Há cerca de um ano, o novo projeto da UFPel passou às mãos da Medicina, e há dois meses sua primeira turma de 50 alunos tem aulas no campus da Av. Duque de Caxias nº 250. A tradicional e bem-afamada Leiga contém um dos melhores cursos de pós-graduação da América Latina, o doutorado em Epidemiologia (com inscrições abertas até 17 de novembro).
A Psicologia da UFPel vem a ser o terceiro curso em Pelotas (junto ao da Católica e o da Anhanguera) e o quinto na região (também é oferecido pela Anhanguera de Rio Grande e pela FURG).
A nova escola, tão nova que ainda não está anunciada no portal da Universidade, agora anuncia sua Primeira Semana Acadêmica, com duas palestras e três mesas de debate, desde hoje até sexta (28). A programação inclui, cada noite, uma apresentação artística às 19h, uma atividade expositiva até 20h30, intervalo e debate final até 22h (veja detalhes no blogue do evento).
O auditório da FAMED tem espaço para 200 pessoas, mas, como era previsível, só estão presentes os estudantes, que com o tempo aumentarão, a partir da atual base de interesse e da crescente mística de grupo. O encontro serve para a motivação interna dos alunos e para a divulgação do curso na comunidade local.
O encontro, aberto a todos os interessados, começou hoje com a mesa-redonda "Psicologia/anti-loucura?", com as participações da psicóloga Suzana Curi Jorge (professora do curso) e do formando Cláudio Drews, da Anhanguera de Pelotas.
Terça (25), o tema "As interfaces da Psicologia na prática" será tratado pelos psicólogos Fanny Martins Salles e Augusto Duarte. Quarta (26), a mesa "Mentalidade caótica na contemporaneidade" terá as opiniões do psicanalista José Francisco Rotta Pereira, da psicóloga Maria Luiza Rivoire Montenegro e do doutor em Filosofia Clademir Luís Araldi.

Quinta e sexta, haverá palestras: "Relações de poder da Psicologia na saúde", com Maria Luiza Montenegro, e "As três Ecologias: subjetividade humana, meio ambiente e relações sociais", com o professor de Filosofia Augusto Amaral.

POST DATA
A segunda Semana Acadêmica da Psicologia da UFPel foi realizada em julho de 2013 (v. programa).
A terceira Semana Acadêmica da Psicologia está programada de 17 a 21 de novembro de 2014.

Nenhum comentário: