quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Sucesso do Seminário Literário

Realizou-se com sucesso, na semana passada, o I Seminário de Estudos Literários com o lema "Pelotas: da formação à contemporaneidade", alusivo ao bicentenário da cidade (veja o anúncio).

Durante quatro dias, realizaram-se mesas-redondas, bate-papos, comunicações, exposição de pôsteres e diversas intervenções artísticas, priorizando temas sobre a cultura, a arte e a literatura em Pelotas. O local principal do Seminário foi o amplo Salão Nobre da Biblioteca Pública (esq., última tarde do evento).

A equipe organizadora enviou nota de agradecimento pela participação da comunidade acadêmica e do público em geral no encontro. A mais destacada de suas atividades foi o Concurso Literário Lourenço Cazarré, que premiou trabalhos de estudantes de educação básica nas categorias poesia, conto e crônica (abaixo, uma aluna é premiada pela trupe O Circo Sem Lona).

O jornalista Lourenço Paulo da Silva Cazarré (29-07-1953) é com certeza o mais prolífico escritor pelotense, e também o mais premiado em âmbito nacional. Tem cerca de 40 obras, entre novelas juvenis, livros de contos, romances adultos, uma peça de teatro e um musical (o blogue Amigos de Pelotas publicou várias notas sobre ele).

Residente em Brasília desde 1977, Cazarré ainda mantém fortes laços com sua terra natal, a qual aparece como cenário em muitas de suas obras (veja uma resenha e uma minibiografia).
Fotos: Patrícia Hoff

Nenhum comentário: