domingo, 17 de novembro de 2013

Professora Loiva lança CD com poemas


Oh! bendito o que semeia
Livros… livros à mão cheia,
E manda o povo pensar!
O livro, caindo na alma,
É gérmen, que faz a palma,
É chuva, que faz o mar.

Antônio de Castro Alves, 1870
Poema O Livro e a América

A professora Loiva Hartmann apresenta hoje domingo (17-11), último dia da Feira do Livro, dois livros de poemas ("Eu falo de amor" e "Somos a chave de tudo?"), a antologia comemorativa dos 30 anos da União Brasileira de Escritores, onde participa com dois trabalhos, e o CD "Poesias", por ela produzido, contendo poemas dos dois livros mencionados acima.

Capa do CD Poesias, de Loiva Hartmann
O disco funciona como um audiolivro, gravação que permite às pessoas ler um livro sem usar os olhos, e também como um CD de música, pois os poemas trazem todos o fundo em piano de Richard Clayderman. Os textos trazem ideias românticas, filosóficas e psicológicas, e podem ser ouvidos para meditação em casa ou andando de carro ou ônibus.

A ideia é uma nova forma de promover a cultura da poesia, muito a propósito do lema "Poetize sua vida", que esta Feira utilizou, numa homenagem aos 160 anos de nascimento do escritor Lobo da Costa, destacado poeta romântico.

Como ativa promotora da leitura e da educação, ela evoca os versos de Castro Alves, citados no epígrafe deste post, para celebrar mais uma edição da Feira do Livro e para estimular a todos aqueles que estimulam a cultura literária. Em email ao editor do blogue, ela declarou:
A sociedade de Pelotas está reaprendendo a visitar e a conviver no Mercado, pela mão dos livros! Isso é o Paraíso. Cumpriu-se a profecia de que vale a pena preservar o passado para solidificar o presente. Estamos todos de parabéns.
Contracapa do CD
O CD Poesias contém 80 minutos de gravação na voz do locutor Otávio Soares, recitando 23 trechos das obras "Eu falo de amor" e "Somos a chave de tudo?", de Loiva Hartmann.

O trabalho foi gravado na Rádio Federal FM e editado pela Captação Eventos. Disco e livros estão à venda na Livraria Mundial.

Loiva Hartmann,  professora e poetisa radicada em Pelotas, é patrona deste blogue desde junho passado e integrará a Academia Pelotense de Letras desde 7 de dezembro deste ano.
Imagens Banco da Poesia (1) e L. Hartmann (2-3)

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Vidal: nota dez pelas observações sobre o meu novo lançamento. Como colocaste, tive a perfeita colaboração de Otávio Soares, Rádio Federal FM, Captação Eventos e Livraria Mundial. Apoio incondicional de minhas queridas filhas.
Amei especialmente teres relevado meu irmão gêmeo de alma e ideais: Castro Alves!l
Perfeita a reprodução de minha fala quanto ao importantíssimo papel dos livreiros, da Câmara Pelotense do Livro, e visão da Prefeitura: pela mão dos livros, nosso belissimo Mercado Público readquiriu vida. Cabe a nós, mantê-la! Frequentar o Mercado é uma obrigação do cidadão.
A forma como colocaste é perfeita. Sinto imenso orgulho de ser a patrona do Blog.
Quanto ao meu lançamento, foi maravilhoso. Muitos amigos, vizinhos, parentes, desconhecidos.
Grata.Quando escrevo, olho nos olhos do meu leitor e tento expressar seu mundo. Um beijo no coração a todos!
Loiva Hartmann