sexta-feira, 13 de abril de 2012

Furico e Fiofó, animação ou documento?

O curta de animação "Furico e Fiofó em: Molecagens e Sucessagens" participou da Mostra Competitiva do 3º Festival Manuel Padeiro. A ficha técnica informa o seguinte: direção, roteiro, animação e edição de Fernando Miller; produção executiva, efeitos e finalização de Érica Valle; som e trilha sonora de Marcos Campello.
Trata-se de uma imitação dos desenhos do cinema mudo dos anos 20 e 30, inclusive com supostas falhas na projeção e edição, dizeres descritivos e música de fundo ao estilo norte-americano. O conteúdo foi adaptado à realidade atual brasileira, especificamente no Rio de Janeiro. É tal o realismo que o relato mais parece um documentário tragicômico do que uma ficção, sempre sem perder os traços de humor negro do cinema mudo. Há um título em português, mas para concursos internacionais o filme ficou como: Flea & Fly in: City Troubles.
Em janeiro passado, Miller declarou o seguinte ao blogue Cartoon Brew (veja a nota completa):
Tive a idéia para o filme faz uns 12 anos. Eu estava num ônibus, no Rio, minha cidade-natal, e havia um bando de meninos de rua dentro dele, rindo aos gritos, batendo uns nos outros, chamando as pessoas pela janela, e tudo o que as crianças fazem quando se divertem. Mas as outras pessoas no ônibus pareciam aterrorizadas, como se aqueles meninos, de 10 ou 11 anos, estivessem a ponto de matá-los ou algo assim.
Todo mundo andava tão assustado com a violência na cidade, e com o problema das crianças abandonadas nas ruas, que ninguém percebeu, especialmente naquele momento, que somente se tratava de crianças agindo como crianças normais. Por outro lado, essas mesmas pessoas achariam graça dessas mesmas coisas se as vissem em desenhos animados antigos – como os Sobrinhos do Capitão – pensando como as crianças eram inocentes naquele tempo!
Então, eu quis mostrar que atualmente as coisas não são tão diferentes do passado, e tentar criar a mesma simpatia com as crianças de hoje, apesar da situação terrível em que vivem. A igreja que aparece no começo e no fim é a da Candelária, onde em 1993 a polícia matou seis crianças de rua. Todo brasileiro sabe dessa chacina terrível.

POST DATA: 14.04.12, 23h
Furico e Fiofó ganhou duas premiações no 3º Festival Manuel Padeiro: Melhor Trilha Sonora e Prêmio Júri Popular.

Nenhum comentário: