sexta-feira, 12 de abril de 2013

Paisagens/Passagens de Camila Hein

Trilha, trilhos, ponte, metáforas da vida pela qual passamos. A paisagem é que fica.

A artista Camila Hein criou a série de fotografias "Paisagens/Passagens", em exposição até 24 de abril no Espaço Arte Chico Madrid, da Sociedade Científica Sigmund Freud. Licenciada em Artes Visuais pela UFPel, Camila já expôs em salões e galerias de Pelotas, Porto Alegre, Montenegro e Belém. Em 2012, ganhou menção honrosa no III Prêmio Artes Visuais João Simões Lopes Neto.

Sua produção artística começou, há anos, com trabalhos em caráter intimista, usando objetos e materiais diversos, e agora ela explora a fotografia como forma de expressão pessoal, de registro da realidade e de criação artística. O material faz parte do acervo pessoal da artista, e foi colecionado nos últimos três anos, a maioria registros na região de Pelotas.

Nesta sua primeira exposição de fotografias, Camila propõe algumas experimentações formais com as imagens, juntando duas ou três delas, efeito que causa uma nova percepção, na vizinhança entre elas e relacionando-as com os conceitos de Paisagem e Passagem.

Surgem, assim, múltiplas leituras de um conjunto ou colagem fotográfica, cada uma delas sendo e contendo ao mesmo tempo paisagem e passagem. O espectador é levado sutilmente pela Paisagem/Passagem a uma viagem visual e a uma reflexão íntima.

A frase "Mude sua paisagem" faz os dois conceitos dialogarem: o passar e o ficar, o imóvel e o passageiro. Aí a linguagem é mais próxima à publicidade, interpelando diretamente o consumidor (veja isto, compre esta ideia, saia da cadeira, mude o imutável).

Sapatos são meio de passagem, como os pneus representam o caminho de um veículo. Mas colocados como parte de uma paisagem, eles se convertem em metáfora do ser humano, esse caminhante eterno que não tem onde jogar seus ossos.


Uma Paisagem pode conter trilhas a escala humana e trilhos ferroviários de longa distância, o que sugere transporte pelo espaço. É o caso da primeira foto acima, que mostra um caminho de ferro paralelo a uma ponte (sinônimo e metáfora de Passagem).

Por outro lado, a Paisagem pode ser uma descrição geográfica, o que convida a identificar-nos com elementos da natureza, como fazia Oscar Niemeyer quando via nas montanhas um desenho de curvas femininas feito por Deus à beira-mar. Nesse caso a Passagem fica assimilada ao espectador, que passa seus olhos pela imagem, ou ao fotógrafo, que passa pela paisagem.

A exposição foi prorrogada até 24 de abril (inicialmente ficaria até dia 2) na sede da Sociedade Sigmund Freud (Rua Princesa Isabel, 280 conj. 302), em horário comercial. Algumas obras se encontram à venda (informações 3225 2489). A seguinte reflexão em versos faz parte da exposição preparada pela artista, com curadoria do Coordenador Cultural da Sociedade, Dr. Eduardo Devens.


Camila Hein
o que é paisagem...
paisagem como passagem...
paisagens são recortes de lugares por onde passamos...
a passagem das coisas e de nós pelas coisas...
junções... fusões...

passagem dos barcos... paisagens...
passagem das janelas... paisagens...
passagem... abertura...
passagem pra outros lugares/mundos

paisagens internas... passagens...
paisagens que se conectam em nós... passagens...

paisagem é uma percepção, uma leitura de mundo
a percepção é uma passagem pra outra forma de ver
há mesclas de paisagens
compramos passagens em busca de outras paisagens
a passagem é possibilidade de conexão
de encontro

"Sapatos", fotografia digital em papel, 30x40cm
Imagens: Facebook

POST DATA
13-04-13
Manoel Magalhães publicou hoje um poema sobre esta questão: Esboço para uma teoria do tempo.

Nenhum comentário: