terça-feira, 10 de setembro de 2013

O Tempo e o Vento estreia dia 20 no Estado


"O Tempo e o Vento" estreia nas salas de cinema dia 20 de setembro no Rio Grande do Sul, onde a data é feriado em comemoração da Revolução Farroupilha (v. feriados gaúchos 2013). No resto do Brasil, a estreia do filme será na sexta 27.

A filmagem teve locações ao ar livre em Bagé e em Pelotas (Charqueada São João, onde foi feita a série "A Casa das Sete Mulheres", e a capela da Beneficência Portuguesa, cenário inusitado para um filme de alcance nacional). Na época (2012), o blogue postou a nota Filmagens na capela do hospital.

Baseado na obra "O Continente", que é parte da grande trilogia "O Tempo e o Vento", de Erico Verissimo, este trabalho do diretor Jayme Monjardim aparecerá proximamente nas telas da Rede Globo em forma de minissérie (v. Facebook, e o sítio do filme).

Filmagem na Capela de São Pedro, do hospital da Sociedade Portuguesa de Beneficência
Como novidade técnica, este é o primeiro filme no mundo feito inteiramente com a câmera Sony F65 (informado pelo blogue da produção), a qual permite uma altíssima resolução visual e uma amplíssima gama de cores (v. nota do Diário de São Paulo). Portanto, está feito para ser visto em tela gigante, como a do cinema do novo Shopping Pelotas que inauguraria neste 18 de setembro (a abertura ficou para 3 de outubro, mas com certeza nele estará "O Tempo e o Vento"... se o vento não levar).

POST DATA

18-09-13
O Cine-Art exibirá o longa-metragem em Pelotas, segundo anunciou o novo Arteplex, dias atrás. O único cinema da cidade não tem a tecnologia mais moderna para filmes em alta resolução ou em 3D, mas terá o privilégio de estrear o filme para os pelotenses. 

19-09-13
Estreia em Pelotas foi somente no Cineart
Hoje visitei o cinema e constatei que haverá 2 cópias para Pelotas, como se deduz pelos horários oferecidos (dir.): 13h40, 14h, 16h10, 16h30, 18h40, 19h, 21h10, 21h30.
Quando ocorrer a estreia nacional, sexta 27, é de se supor que algumas cópias viajem ao centro do país e que pelo menos uma volte dia 3 de outubro para ser vista no supertelão do Cineflix, exclusividade nacional do Shopping Pelotas.

22-09-13
O filme está desde esta semana em: Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Lajeado, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santana do Livramento, Santo Ângelo e São Leopoldo. São praticamente todas as cidades gaúchas em que há cinemas. Veja onde assistir.

28-09-13
Enquanto o Cineflix Pelotas não abre, o filme segue com os mesmos horários no Arcoplex Cineart, salas 1 e 2.
A fanpage informa que as exibições continuam nas mesmas cidades do Rio Grande do Sul: Bagé (Cine Sete), Bento Gonçalves (Arcoplex e Moviearte), Cachoeirinha (Arcoplex), Canoas (Cinemark), Caxias do Sul (Cinépolis e Iguatemi), Erechim (Moviearte), Lajeado (Arcoplex), Novo Hamburgo (Cinespaço), Passo Fundo (Arcoplex), Porto Alegre (13 salas), Rio Grande (Dunas Cidade),
Santa Cruz do Sul (Arcoplex e Viasete), Santa Maria (Arcoplex e Moviearte), Santana do Livramento (Internacional), Santo Ângelo (Cisne) e São Leopoldo (Cinesystem).
Também pode ser visto em cinemas do Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins – totalizando 179 salas em todo o Brasil.
É possível que algum desses dados não esteja atualizado, pois ali se informa que, em Pelotas, uma cópia já teria passado para o Cineart 3 e a outra estaria no Cineflix do Shopping Pelotas (que inaugurará em 3-10).



6-10-13
O Cineflix inaugurou 3 salas no Shopping Pelotas com duas cópias de "O Tempo e o Vento" e na semana seguinte exibirá o filme em uma sala somente.
Veja aqui making of (3 minutos) sobre a trilha sonora de Alexandre Guerra para este filme de 2013.
Para quem curte música, foi postada a trilha (27 minutos) da minissérie de 1985 (ouça aqui), composta por Tom Jobim, com participação de gaúchos como Kleiton e Kledir (v. a ficha técnica).

11-10-13
Semana 25-31 outubro
Quarta semana nos mesmos cinemas gaúchos. Em Pelotas, há uma cópia no Arcoplex do Calçadão e uma no Cineflix do Shopping. No Brasil, o filme está em 125 salas.

13-10-13
Diário de São Paulo informa que o filme alcançou a marca de meio milhão de espectadores.

19-10-13
Quinta semana em 96 salas do Brasil. Destas, 40 são no Rio Grande do Sul: Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Caxias do Sul (2 salas), Cruz Alta, Erechim, Gramado, Lajeado, Montenegro, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas (2 salas), Porto Alegre (12 salas), Rio Grande, Santa Cruz do Sul (2 salas), Santa Maria (2 salas), Santa Rosa, Santana do Livramento, Santo Ângelo, São Leopoldo, Três Passos, Venâncio Aires (25 cidades gaúchas, das quais 10 não tinham visto o filme).

26-10-13
Sexta semana em 72 salas nacionais, sendo destas 40 gaúchas (com poucas variações em relação às da semana passada). Em Pelotas, permanece no Arcoiris (v. imagem à direita) e no Shopping Pelotas, ambos em 4 sessões (a empresa Cineflix não enviou a informação).

2-11-13
Na sétima semana o filme está em 55 salas nacionais, sendo 37 no Rio Grande do Sul (duas em Pelotas), segundo a mesma página do Facebook. Das outras 18, 3 são capitais (Belo Horizonte, Curitiba e Florianópolis).

5-1-14 O filme completo foi postado ontem por um internauta (veja aqui).

Foto 1: F. Nipper (blogue da produção)
Foto 2: F. A. Vidal

Nenhum comentário: