quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Reinaugurada Biblioteca antes do Natal

Ao som de uma bem ensaiada Orquestra Filarmônica, o prédio restaurado de nossa Biblioteca Pública Municipal foi entregue à comunidade, dia 23 de dezembro de 2008. O local já sediou a Câmara de Vereadores, e para ser finalmente reformado precisou de muita ajuda financeira.
De manhã, houve a solenidade oficial com o prefeito Fetter, e às 21h o espetáculo da Sociedade Pelotense Música pela Música, com um vídeo de apresentação, iluminação especial e filmagem da TV Educativa RS.
Cerca de mil pessoas ouviram o concerto de 70 minutos do início ao fim. Orquestra, coro sinfônico e solistas ficaram no piso superior e a maior parte do público instalado na rua, defronte ao prédio, vendo as imagens no telão e ouvindo a excelente amplificação de som. Alguns dos trechos: Carmen de Bizet, O Mio Babbino Caro, Nessun Dorma, Aleluia de Haendel, o Brinde da Traviata.
Os solistas com microfones portáteis e parte do coro apareceram nas sacadas (foto abaixo). Não se perceberam falhas técnicas, nem na execução musical nem na filmagem. Um dos dois projetores não foi coberto da chuva a tempo e deixou de funcionar. Foi incômodo ficar de pé e molhar-se, mas um show destes não se pode perder, nem os instrumentos podiam expor-se à intempérie. Os parabéns vão à produtora Beatriz Araújo e ao maestro Sérgio Sisto.
A chuva começou de leve já no segundo trecho musical, e afugentou umas cem ou duzentas pessoas, mas a maioria agüentou firme, protegida ou não. Quando a música terminou, São Pedro foi embora com seus anjinhos.
A foto acima me recorda o musical "Os guarda-chuvas do amor", de 1964, um drama romântico que transcorre em Cherburgo, um porto francês muito chuvoso. O filme de Jacques Demy, cujos diálogos são totalmente cantados, é um dos primeiros de Catherine Deneuve, na época com 21 anos.
Fotos de F. A. Vidal.

Nenhum comentário: