quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Fotos alusivas ao Espírito Santo

Desde 2007, Francisco Vargas tem registrado em fotografias detalhes da natureza e do patrimônio arquitetônico pelotense. Agora ele apresenta sua décima exposição, no Espaço Arte Chico Madrid. A sala da Sociedade Sigmund Freud está aberta à visitação de segunda a sexta, manhãs e tardes.

Sempre interessado em observar o lado espiritual do ser humano, como se nos sugerisse ver a vida com os olhos de Deus, Francisco volta agora os olhos para o Criador e nos mostra o Sagrado, em vitrais, sinos, figuras de santos e diversas imagens religiosas.

O fotógrafo visitou templos no Estado brasileiro do Espírito Santo, em dupla alusão à santidade divina. Como turista, peregrino, artista e pesquisador, foi conhecer a Catedral de Vitória, de formas góticas, o Convento de São Francisco, o Santuário de Santo Antônio, a Capela de Santa Luzia, a Igreja dos Reis Magos (construída no século XVI, no município de Serra) e, em Vila Velha, o Convento da Penha, de 450 anos de antiguidade.

O apreciador das fotografias não somente terá informação histórica e geográfica sobre detalhes destas antigas igrejas católicas, mas sentirá a necessidade de deter os olhos e descansar a alma, sem saber exatamente por quê. Algum possível vazio interior o fará meditar nos significados dos símbolos ou simplesmente nas formas visíveis, evocando a presença do invisível.

Mesmo contando apenas com recursos visuais, um bom artista consegue apontar o foco a elementos ocultos, sugeridos indiretamente. O essencial é invísivel aos olhos, no dizer do Pequeno Príncipe, mas não é impossível percebê-lo com outros olhos, esses sugeridos por Francisco Vargas. É o que também faz um bom psicólogo ou um bom conselheiro espiritual.
Fotos: F. A. Vidal (1) e E. Devens (2)

Nenhum comentário: