
Nesta segunda-feira (8), o site da UCPel anunciou que a primeira tese na Universidade seria defendida pela professora Valesca Brasil Irala (esq.), da primeira turma do doutorado em Letras.
Especialista em Espanhol e mestre em Letras pela UCPel, Valesca pesquisou o uso do Orkut como meio de interação e aproximação entre alunos e professores de línguas estrangeiras em escolas públicas. O título do trabalho: A reinstitucionalização como prática: entre o jogo de rir "com" e o jogo de rir "do" professor. O texto apoiou-se em teóricos como o russo Mikhail Bakhtin e o francês Michel Maffesoli.

Em seu estudo, Valesca observou que os professores de inglês e espanhol que usam as comunidades do Orkut para comunicar-se com seus alunos fora de aula obtêm a simpatia dos jovens. A escolha do tema surgiu de sua própria experiência como professora de Espanhol numa quinta série em Bagé, sua cidade natal.
Num dos depoimentos, uma estudante se refere assim a sua professora: “Mesmo de licença ou com a greve dos professores, ela não deixou de nos mandar recados e se comunicar conosco”. Por outro lado, o uso de palavras distantes da realidade dos jovens gera um distanciamento.
“Já vi alunos escrevendo em seus orkuts que preferiam que seus professores morressem”, disse Valesca ao site da UCPel. “Mas, com a tese, entendo que a real tradução disso seja que eles gostariam que os professores nascessem novamente, de forma que o relacionamento entre eles fosse mais próximo”.
Fotos da web.
Nenhum comentário:
Postar um comentário