terça-feira, 7 de julho de 2009

Mulheres de Carmen Araújo

A pelotense Carmen Lúcia Kegles de Araújo, ginecologista e obstetra, exercia há uns vinte anos e quis decorar seu consultório com quadros pintados por ela mesma, mesmo sem nunca ter estudado pintura. Isto ocorreu em 1999. Não parou mais, e hoje somente se dedica à arte, participando em concursos internacionais e organizando exposições como esta no Clube Comercial (de segunda a sábado, até 17 de julho).

São 26 quadros figurativos, representando exuberantes mulheres nuas, em homenagem à Semana de Pelotas. A vernissage foi na sexta-feira (3), na sala do Clube que faz esquina com a Félix da Cunha, com coquetel salgado e doce, e a música ambiental de Joaquina Porto.

A escolha do lugar não foi casual, mas com o propósito de chamar a atenção sobre o pobre estado de conservação do prédio, que teve seus dias de glória, foi restaurado há uns cinquenta anos, e em 2003 - ocasião da primeira exposição de Carmen Araújo, no mesmo local - chegou a ver interditado o segundo piso.
As telas desta amostra foram criadas em Pelotas, entre 2001 e 2009, e denominadas com títulos expressivos da psicologia e espiritualidade feminina:
Paz (acima à direita), Intuição (detalhe, à esq.), Inocência, Doce ousadia, Equilíbrio, Atitude, Alma, Brilho, Simbiose, Alegria, Travessia, Felicidade, Luminosidade, Plenitude, Motivação, Perfume de mulher, Suavidade, Serenidade.
Todos mostram mulheres nuas, em diversas posturas, geralmente desacompanhadas, sem traços no rosto e com objetos artísticos (como vitrais, doces, móveis, instrumentos musicais) representando o contexto pelotense.
Em "Reencarnação" (dir.), o casal em união parece convidar ao amor, sob a premissa de que o maior prazer (feminino ou masculino) está na complementação física e emocional.
Mesmo partindo de uma inspiração específica - ilustrar um consultório ginecológico e despertar nas pacientes a esperança e o amor por si mesmas - as obras denotam uma liberdade espiritual que transcende às mulheres e sugere o erotismo e a sensualidade do ser humano em geral (independente de orientações e de objetos sexuais). Daí o sucesso destas pinturas em outros países e culturas.
A universalidade do conteúdo, hoje em dia, chega a pontos que eram impensáveis em épocas de menor liberdade social e moral. Ontem (6), uma avó e seu pequeno neto (esq.) visitavam a exposição e apreciavam a beleza dos nus, adornados com flores e rodeados dos antigos móveis do Clube, construído no século XIX.

A tela principal é "Princesa" (esq.), baseada num detalhe da Fonte das Nereidas, também uma mulher nua montada num cavalo (na mitologia grega, as nereidas, ou filhas de Nereu, são ninfas do Mediterrâneo).
Neste único caso, a pintora se deteve no rosto e seus detalhes (dir.), que significaram várias horas de trabalho com a espátula e a tinta acrílica.
Os olhos podem ser bastante expressivos, despertando às vezes no espectador até a sensação de estar sendo olhado pela pintura. A falta deles, por outro lado, facilita que a imaginação projete desejos e sensações e diminua os pudores, que é comum encontrar na área afetiva, especialmente quanto à nudez e ao encontro interpessoal. Muitas vezes, para o autoconhecimento, é preciso partir com os olhos fechados (da consciência moral), para idealmente aproximar-se ao olhar aberto e direto, onde acontece o verdadeiro encontro.
Fotos de F. A. Vidal (2-7) e Diário Popular (1).

7 comentários:

Anônimo disse...

Gratidão ao meu Amigo, Francisco Vidal,por seu olhar crítico e visionário , por sua gentileza em brindar com sua presença a "Mostra de Arte "... "Princesa" ,e ,divulgar com imparcialidade seus pontos de vista em relação ao que acontece na nossa Pelotas. Penso que o trabalho que vêm realizando é como mostra o detalhe da abertura de seu Blog...Uma colméia ,um doce favo de mel, solidificada com clareza no que se dispõe a doar de si aos Pelotenses. Nossa Cidade é rica de seres humanos muito especiais , doces criaturas no seu jeito de viver e de auxiliar uns aos outros... Rica em Patrimônio...Em história...PARABÉNS VIDAL !!! Você é uma Pessoa Especial... Você faz tudo com amor e persistência . Muito Obrigada...! Carmen Araujo

Anônimo disse...

Parabéns,Carmen,tuas pinturas são lindas.

Anônimo disse...

Dotora Karmem Araujo Meus parabens pelo seu lindo talento, saiba que sou um dos seus maior adimirador, suas obras de arte sao uma demostracao do garnde talendo que Deus te deu...
Voce vai lange com este seu tremendo don..
Meus parabens... Seu seu fam numero 1 RBL

Anônimo disse...

Vidal captou com magnitude e, Carmen...Você é MIL...Parabéns, cada vez mais você nos surpreende ,arte que nos remete ao vasto mundo interior ,com riquesa detalhista de um universo contemporâneo suave e intenso ,forte e belo.JM

Anônimo disse...

gostaria de conheçer Carmem Araujo... ñ há uma foto desta grande profissional...

Francisco Antônio Vidal disse...

Carmem Araújo é a da foto neste post (acima à esquerda).
Veja aqui outra exposição dela, mais recente: http://pelotascultural.blogspot.com/2010/01/lembrancas-de-carmem-araujo.html

Anônimo disse...

Parabéns Carmen Mulher Maravilha Lucia – Pelas obras, pelo talento, por dar vida e cuidar de vidas, por continuar linda por dentro e por fora e por seu aniversário, hoje dia 18 de junho! Felicidades e muito mais sucesso! Julio Mendes