segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

UFPel no Tempo: mostra documentária

Em janeiro passado, o Corredor Arte exibiu a mostra "UFPel no Tempo", com uma dezena de painéis, cada um com duas fotografias sobre as escolas originais da instituição.

A série contém parte do material da exposição "Unidades Fundadoras da UFPel", que de agosto a outubro de 2009 apresentou aspectos históricos da Universidade que completava então 40 anos (veja nota). Ela se constituiu em agosto de 1969, aglutinando escolas locais, científicas e artísticas, algumas delas fundadas no século XIX.

Os curadores das duas mostras - Francisca Michelon, José Luiz de Pellegrin e Raquel Schwonke - prepararam um elemento que serviu de brinde e catálogo para os visitantes: uma coleção de 9 postais em recipiente próprio, com uma foto e um mini-histórico de cada uma das 10 unidades fundadoras (dir.).

Os pelotenses conhecem essas unidades por sua atuação permanente junto à comunidade, mas ignoram sua origem e a complexidade histórica de cada uma - e do conjunto delas, que é a Universidade Federal de Pelotas. Agora que ela passa por uma expansão, atraindo professores e estudantes do resto do Brasil, esta documentação precisaria seguir rodando pela cidade e pela Zona Zul, para que conheçamos e valorizemos nosso patrimônio.

Exemplo desses vazios de conhecimento em Pelotas é o Horto Botânico Irmão Teodoro Luís, pertencente hoje ao Instituto de Biologia da UFPel, no campus Capão do Leão. Criado em 1945 como Horto Florestal de Pelotas, passou a ser o Horto Botânico do Instituto Agronômico do Sul.

Entre as fotos destas duas exposições, encontra-se uma do Irmão Teodoro Luís em oração (esq.), como Jesus no Horto das Oliveiras. Não há indicação de data; somente pude averiguar que o Irmão nasceu em 1904.

Professor de geobotânica, de nome civil Ramón Malagarriga y Heras, o lassalista espanhol fundou o Jardim Botânico de Porto Alegre, e veio de Canoas (RS), na década de 1940, para organizar este verdadeiro laboratório de pesquisa científica em Pelotas, que hoje leva seu nome religioso.
Fotos: F. A. Vidal (1) e UFPel (2)

Nenhum comentário: