Em 18 de setembro de 2000, abria a primeira exposição de artes plásticas no Hospital da FAU. O novo projeto se inseria nos objetivos de saúde mental para pacientes, famílias e trabalhadores do Hospital, numa parceria com o Instituto de Artes da UFPel.
Em setembro de 2009, o marco alcançado foi o das 200 mostras sem interrupção (leia nota sobre os 9 anos). Ao cumprir uma década, o número de exposições quase chega a 220.
Na próxima sexta-feira (17), a atividade comemorativa dos dez anos de exposições será a palestra Arte e saúde: um campo de possibilidades (cartaz à direita). Na sala acadêmica Professor Carlos Saul, do Hospital-Escola, a psicóloga e artista plástica Cynthia Yurgel falará sobre os efeitos benéficos da arte na saúde física, emocional e mental. Os inscritos terão certificado de participação (informações pelo telefone 3284 4944).
Desde hoje (15), o Corredor Arte abriga uma exposição coletiva de mais de vinte artistas que produziram telas especialmente para esta mostra e irão doar parte do valor das vendas para melhoria do espaço de arte. O Movimento dos Artistas Plásticos de Pelotas colaborou na organização desta mostra comemorativa (convite à esq.).
Um dos fatores de sucesso do Corredor tem sido a coordenação realizada pelo departamento de comunicação do Hospital, a Agência Completa, coordenada por Ana Lúcia Brod. A equipe faz um cuidadoso e eficiente trabalho de organização e divulgação das mostras de arte, que em Pelotas é exemplar, e dentro da UFPel é simplesmente o único.
Nenhum comentário:
Postar um comentário