sábado, 22 de janeiro de 2011

Poemas de Florêncio Lunelli

O padre Florêncio Francisco Xavier Lunelli, nascido há 84 anos em Bento Gonçalves (RS), vem publicando livros de crônicas e de temas religiosos. Em 2010, ele lançou "Vigário e Aprendiz de Poeta", coletânea de 54 poemas, ilustrados com fotografias (Editora da UFPel). Um deles é sobre Drummond, falecido em 1987 aos 85 anos - referência permanente para Lunelli e para todos os poetas (e aprendizes) brasileiros.

Sua obra anterior foi "Vigário, Tropeiro e Pescador" (2006) e mereceu o comentário de Francisco Dias da Costa Vidal, publicado pelo Diário Popular (leia aqui). O mesmo crítico escreveu no Diário da Manhã o seguinte artigo sobre esta recente produção literária do padre Florêncio.


Colorido, leve, inspirado, o livro Vigário e Aprendiz de Poeta nos conquista em vê-lo, abri-lo e ir apreciando seu inspirado conteúdo que reflete um espírito simultaneamente poético e espiritual de seu nobre autor, o conhecido e apreciado sacerdote Pe. Florêncio Lunelli, cujo influxo humano e espiritual se fez tão conhecido na região sudeste deste Estado Gaúcho.

Esta autoapresentação do título bem que reflete a modéstia do autor, uma de suas notáveis virtudes, aliás presente em sua obra, que também encerra uma outra qualidade: a da sintonia com o espírito do gaúcho desta área na vastidão do território nacional.

E é conjugando a palavra com a imagem, o verbo com a figura, que Florêncio nos vai introduzindo na sensibilidade de sua criação, a qual, além de verbal, se faz “imaginosa”, não apenas no sentido literal como também integral do termo, tão bem concretizada neste belo e inspirado livrinho. Somente em mirá-lo, já nos revela a enorme sensibilidade de quem, sintonizando com a alma gauchesca, no-la desdobra numa das muitas e admiráveis dimensões de pampeana vastidão.

Abrindo essas páginas regionalistas cujas características o autor soube sempre preservar cultivando e descrever verbalizando com sensibilidade invulgar, avaliamos um enriquecimento compartilhado na inspiração do autor. E, com ele, penetramos no admirável espírito gauchesco que ele tão bem sabe expressar captando e descrever relatando, com sensitividade comunicativa.

Nestas coloridas e afetuosas páginas, o autor se revela, mais uma vez, um poeta de rara sensibilidade e um gaúcho de intensa brasilidade, não apenas contida mas também expandida neste seu admirável livro. Trata-se, em verdade, também de um escritor gaúcho, inspirado por nosso “pago-natal”!

Francisco D. C. Vidal
Drummond de Andrade
Partiu Drummond de Andrade
mas ainda permanece,
ele entrou na eternidade,
seu espírito não se esquece.

Apesar da muita idade,
sua veia não arrefece,
vai criando com felicidade
musa inspiradora que não perece.
Passando por esta vida,
se tornou figura querida,
suscitando muito amor,

e sua obra será tida,
nas penadas da lida,
como de nosso poeta maior.
Florêncio Lunelli

Nenhum comentário: