quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Satolep de olhos cerrados

A galeria de arte JM. Moraes apresenta até esta sexta (25) a exposição “Satolep de Olhos Cerrados”, da artista plástica formada na UFPel Kelly Wendt. Será o último dia para apreciar esta série de imagens em diversos formatos sobre as casas semirruinosas de Pelotas ou, em seus termos, das arquiteturas lacradas que se encontram no centro e em todo o bairro do Porto.

Nesse mesmo dia às 18h, a artista conversará com o público, falando de seus trabalhos e do processo de criação, que ela desenvolveu no curso de especialização sobre patrimônio cultural.

Kelly contará, por exemplo, que desde 2009 realiza a pesquisa "Deolhoscerrados: Visões sem lembranças", construindo uma espécie de inventário desta falsa modalidade arquitetônica, fruto do acaso e do abandono.
Dezenas de casas desocupadas - e não sabemos se é um costume característico daqui ou se ocorre em outros lugares - são fechadas em portas e janelas com tijolos e cimento. A entrada fica impedida até o momento da demolição, para que vândalos e ser humano algum possa entrar (e não há nada lá dentro). O aspecto da construção é o de máscaras sem aberturas, lembrando personagens sem vida.
A artista mapeou essas ex-casas e armou vários jogos que semelham obras de adorno ou coleção, ao modo de catálogos de lembranças fenecidas. Os formatos são variados: vídeos, fotografias em diversos suportes, um mapa urbano (ironias à difusão turística) e até mesmo um álbum de figurinhas colecionáveis (R$ 20).

Várias exposições com este tema já foram realizadas por Kelly, uma das quais apresentada e analisada aqui no blogue (veja o post). Como ela é paranaense radicada em Pelotas, seu trabalho de pesquisa também se configura como um testemunho pessoal.
Temos o privilégio de ver a percepção da forasteira - não de sua primeira visita turística, mas uma elaborada, sutil e profunda visão, que talvez nenhum pelotense acostumado possa desenvolver, nem muito menos um turista deslumbrado se interessaria em fotografar.

O Álbum SatolepCromos é um trabalho paralelo à exposição e ao mesmo tempo faz parte dela como uma de suas obras. Trata-se de um livro para colecionar e colar as fotografias da Satolep De Olhos Cerrados, que podem ser baixadas da internet. A pesquisa foi realizada junto a Universidade Federal de Santa Maria sob apoio da CAPES.

O Ágape Espaço de Arte está localizado na rua Anchieta 4480 (telefones 3028 4480 e 8416 6762). Pesquise mais fotos e vídeos no blogue de Kelly De Olhos Cerrados e no do Espaço Ágape.
Imagens: K. Wendt (1), F. A. Vidal (2) e D. Meine (3-4)


Nenhum comentário: