segunda-feira, 20 de maio de 2013

Daniel Wolff traz autores gaúchos

O violonista e compositor Daniel Wolff excursiona por sete municípios do Estado para apresentar obras recentes de autores gaúchos ainda pouco conhecidos. Esta quinta (23), ele chega a Pelotas com essas "Novas Vertentes" que vem estudando há anos, para realizar uma oficina (às 14h, na Félix da Cunha 651) e um recital (às 20h, na Lobo da Costa 1877), ambos com entrada gratuita. Em nossa cidade, ele já mostrou parte desse trabalho violonístico em 2009 (veja o post).

O programa inclui os compositores Henry Wolff, Fernando Mattos, Ricardo Mitidieri, Radamés Gnatalli, Dimitri Cervo, Celso Loureiro Chaves e o próprio Daniel Wolff. Em nota de divulgação, ele explica o seguinte:
Quando se fala em "violão gaúcho", se pensa primordialmente nos ritmos do nosso folclore, ou seja, a milonga, a rancheira, o vanerão etc. De fato, a música com esta inspiração representa um importante papel na tradição; contudo, um dos méritos culturais do Rio Grande do Sul é o pluralismo em todas as linguagens artísticas.
No caso específico da música, a produção dos nossos compositores vai bem além do folclore, abarcando vertentes como o neoclassicismo, o atonalismo e o serialismo. Apesar da alta qualidade das obras contempladas neste projeto, a maioria dos gaúchos ainda não as conhece. O projeto Violão do Sul pretende sanar esta lacuna.
Daniel Wolff explora novas vertentes gaúchas
Nas oficinas, de duas horas de duração, o professor contextualiza historicamente as técnicas composicionais e os estilos de cada autor abordado no projeto, ilustrando-as também ao violão: por exemplo, harmonia expandida, uso de estruturas formais arquitetônicas, efeitos percussivos, música programática e afinações não convencionais.

As aulas são voltadas a profissionais, estudantes e professores, tanto do ensino regular quanto de música. Cada turma será para até 30 pessoas, sem inscrições prévias, com participação por ordem de chegada.

Primeiro doutor em Violão do Brasil, Daniel atua como concertista, compositor, arranjador e didata. Nessas diversas facetas, seu trabalho viaja por todo o mundo, especialmente Estados Unidos e Europa. Coleciona diversos prêmios internacionais e nominações ao Grammy. Formado pela Escuela Universitaria de Música de Montevidéu, cursou mestrado e doutorado em Violão na Manhattan School of Music, em Nova Iorque. Desde 1991, é catedrático de Violão na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde criou o curso de Mestrado em Violão.

As novidades sobre o projeto "Violão do Sul: novas vertentes na música gaúcha" são postadas no Facebook de Daniel Wolff. Informações: 51-9121.0880.

Ciranda, 1º movimento da Suite Scordatura, de Daniel Wolff

Nenhum comentário: