sábado, 31 de maio de 2014

Bluesman: aquarelas sobre música negra


"Bluesman" é mostra do rio-grandino Alisson Affonso, aguadas de nanquim e aquarelas inspiradas no universo humano e musical do blues, especialmente do Estado do Mississippi. A exposição será inaugurada na próxima quarta (4-06) no Espaço Arte da Sociedade Sigmund Freud, a partir das 19h30min, e ficará aberta à visitação por um mês, em horário comercial.

A série de trabalhos, identificados por números, fala da alma da cultura negra e transmite a poesia vitalista ligada à música do sul dos Estados Unidos, onde o jazz nasceu há cerca de cem anos. O uso da tinta preta aguada parece sugerir, em implícita metáfora, a umidade do ambiente rural, o movimento inerente à arte dos sons e o relaxamento das sensações geradas pelo canto popular negro. Por outro lado, a precisão de alguns traços não deixa perder o lado racional presente na arte musical.

Alisson Affonso em 2010
Hoje com 35 anos, Alisson Affonso formou-se como Bacharel em Artes Visuais na FURG, é cartunista e ilustrador. Na mesma universidade, ele desenvolve pesquisas junto aos grupos Cupins da Gravura e GEHQ (Grupo de Estudos em História em Quadrinhos) e monitoria nas atividades de Desenho da Figura Humana.

No currículo do jovem artista constam prêmios no Salão de Humor de Paraguaçu Paulista, no Salão Internacional de Desenho para Imprensa, no Animarte RJ, no Animamundi, no Prêmio Ângelo Agostini e no Salão de Humor de Cerquilho (SP). Em 2005, participou na exposição Dessinateurs Brésiliens, em Saint-Jus-le-Martel, na França. Em 2010, Alisson venceu o GAG, concurso nacional de tiras humorísticas, com a série de quadrinhos Mundo Cruel (v. notícia no Jornal Agora e outros desenhos no blogue de Alisson Affonso).

Nenhum comentário: