![]() |
Nota do Espeto, fev.2015 |
A Secretaria de Justiça Social (SJSS) denominou "Rede Mulher" ao conjunto de serviços especializados de atendimento à mulher em Pelotas: o Conselho da Mulher (CMDM), o Centro de Atendimento à Mulher (CRAM), Delegacia da Mulher (DEAM) e Patrulha Maria da Penha, da Brigada Militar (veja neste blogue a nota Patrulha Maria da Penha está em Pelotas).
Colunista do Diário Popular anunciou, há uma semana (v. imagem ampliada), a criação do Juizado de Violência Doméstica, com solenidade na quarta 11 de março. O Dia da Mulher atrai manifestações em todo o mundo: esta noite, atriz premiada com Oscar valeu-se da tribuna para pedir direitos iguais para as mulheres americanas (v. Facebook).
8 de março – domingo (Dia Internacional da Mulher)
- 15 h ― Divulgação das atividades da semana com as instituições envolvidas (CMDM, CRAM-SJSS, DEAM). No Shopping Mar de Dentro, Laranjal.
- 20h30 ― Concerto especial da OSPA no interior do Estado (v. nota temporada 2015 da OSPA inicia em Pelotas), inaugurando o Biênio de Simões. No Teatro Guarani, Lobo da Costa 849.
9 de março – segunda-feira
- 9h ― Café da Manhã. Na Câmara de Vereadores, Quinze de Novembro 207.
- 9h e 14 h ― "Desenvolvendo a autoestima das mulheres do presídio", com a Escola de Cabeleireiros Nair Rosselli / SJSS. No Presídio Regional de Pelotas, Ala Feminina.
- 10h ― Audiência Pública (Frente Parlamentar dos Homens Contra a Violência à Mulher) sobre Saúde Integral da Mulher e "Violência: Campanha Pelotas sem Medo". Na Câmara de Vereadores, Quinze de Novembro 207.
- 21h ― Música instrumental com o Trio Camará. No pub Diabluras Gastronômicas, Félix da Cunha 954.
10 de março – terça-feira
- 18h ― Ciclo de Cinema sobre questões de gênero – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel. No Museu do Doce, Praça Coronel Pedro Osório, nº 8.
11 de março – quarta-feira
- 14h ― Campanha contra o Assédio no Trabalho. Na sede da Embrapa Clima Temperado, Rodovia BR 392, km 78, 9º Distrito - Monte Bonito, 3275 8100.
- 14h ― Palestra: "Violência Doméstica" / Psicólogo Francisco Vidal (CRAM). No CRAS Fragata / SJSS, Presidente de Morais 174. [atividade adiada para quarta 18-3]
- 14h ― Palestra “Mulher no Contexto Social” / Psicóloga Myryam Viegas (CRAM). No CRAS Areal / SJSS, Mário Peiruque 1521 - Bairro Bom Jesus.
- 16h ― Inauguração do novo Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar de Pelotas. No Foro da Comarca de Pelotas, av. Ferreira Viana 1134. [antecipada para terça 10-3, 14h30]
- 17h30 ― Caminhada no Calçadão: Mulheres pela Paz / Coletivo Giamarê. Concentração no Mercado Central.
- 19h30 ― Painel "Construindo a paz em casa", com informação à comunidade sobre solução pacífica de conflitos e medidas de prevenção, proteção e punição da Lei Maria da Penha. Na escola Cassiano do Nascimento, av. Dom Joaquim 671.
![]() |
Fernanda Puccinelli (D) debateu sobre Lei Maria da Penha, em agosto de 2014, com delegada Lisiane (E) e psicólogos Francisco e Myryam. |
12 de março – quinta-feira
- 9h e 14h ― Palestra sobre Saúde da Mulher, com as equipes da Secretaria da Saúde e SJSS. No Presídio Regional de Pelotas, Ala Feminina.
- 13h30min ― Programa de rádio do COEP (rede Comunidades, Organizações e Pessoas) entrevista representantes da Rede Mulher Pelotas (CMDM e SJSS). Na Rádio COM, FM 104.5.
- 14h ― Oficina das Artesãs do Bairro Fragata. No CRAS Fragata / SJSS, Presidente de Morais 174.
- 19h30min ― Programa Entre Nós, de Fernanda Puccinelli, entrevista representantes da Rede Mulher Pelotas (CMDM e SJSS). Na TV Cidade (canal 20 Viacabo). Ao vivo no sítio virtual e reprises no canal 20 Viacabo (sexta 18h e domingo 11h) e canal 14 NET (sábado 14h).
13 de março – sexta-feira
- 14h ― Comemoração de Aniversário de 1 ano do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em situação de violência – CRAM / SJSS, Tarde Rosa. No auditório do CREAS, Barão de Itamaracá 690 – Bairro Cruzeiro.
14 de março – sábado
- 11h ― Oficinas das Artesãs dos CRAS / SJSS. Divulgação dos serviços da Rede Mulher Pelotas (CMDM). No Mercado Central, até 18h.
- 18h ― Roda de Samba com o Grupo Renascença / SECULT / SDET. No Mercado Central, até 21h.
![]() |
Inauguração do Centro da Mulher (CRAM), em 13 de março de 2014. Na mesa, representantes do Executivo, Legislativo, DEAM e CMDM. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário