terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Alzevir Maicá, autor e intérprete


Após graduar-se como Licenciado em Música pela UFPel em 2013, o violonista Alzevir Maicá radicou-se em Pelotas, onde constituiu família e iniciou uma carreira como compositor e líder de um grupo instrumental de cordas.

Primeiro formou o Trio Camará, com colegas da faculdade: Ottoni de Leon (baixo) e Renan Reis Leme (violino e bandolim), grupo que tocava composições consagradas da música brasileira (samba, bossa, choro, regional). Confira uma das primeiras atuações do trio tocando "Duerme negrito" (folclórico compilado por Atahualpa Yupanqui), em apresentação no Casarão nº 6, em junho de 2013.

Logo Alzevir passou a arranjar e compor para a formação do grupo, que se transformou em Instrumental Camará (v. Facebook) e já em 2015 apresentou o primeiro CD autoral, Matizes Sonoros, financiado pelo fundo Procultura (pode ser comprado a través da fanpage). Alzevir assume a condução melódica no violão oito cordas, é acompanhado na harmonia por Ottoni nos baixos e no ritmo por Igo Santos. As músicas do CD já foram apresentadas em Pelotas, Canguçu, Rio Grande e Caxias do Sul.

Alzevir Maicá começa no violão aos 15 anos, orientado pelo professor Arakem Maicá, em sua cidade natal, Santo Ângelo (RS). Em 1999, muda-se para Porto Alegre, onde estuda com professores renomados, como Maurício Marques e Lucio Yanel. Em 2001 participa do CD “Família Maicá- 15 Anos de Saudade”, em homenagem ao músico Cenair Maicá. Seu professor na UFPel foi Thiago Colombo. Em 2012, participa na Oficina de Choro com o violonista carioca Rogério Caetano (3º Festival SESC). Foi premiado nos seguintes festivais: 2ª Laçada da Canção Nativa de Brusque, SC (melhor instrumentista em 2005), 8° Festival de Inverno de Entre Ijuís, RS (melhor instrumentista e melhor arranjo em 2011), 11° Encontro Cultural e Artístico de Entre Ijuís (melhor instrumentista em 2012) e 18º FECANPOP, de Canguçu (4º lugar, melhor arranjo e melhor instrumentista em 2014).

Compare o Alzevir da fase em que interpretava e arranjava standards ["Vou deitar e rolar", de Baden Powell e Pinheiro] com o Alzevir criador ("Milonga para Oito Cordas", vídeo abaixo). A próxima apresentação do Instrumental Camará é amanhã (20-1) às 23h, abrindo as Quartas Instrumentais no João Gilberto (R$ 10).

Nenhum comentário: