sábado, 2 de janeiro de 2016

Pelotas é a capital do bem-casado

Bem-casado é um docinho português que se tornou vedete no bufê de festa. Pelotas é a capital do bem-casado como se fazia antigamente, com recheio de doce de ovos.
Desta forma Célia Ribeiro apresentou o tradicional doce artesanal português, confeccionado há mais de cem anos em nossa cidade. O que os pelotenses e especialmente as doceiras podem achar estranho na descrição acima é o "antigamente", pois aqui não se usa outro recheio no bem-casado.

A colunista de Zero Hora ainda comentou (v. Revista Donna, 30-8-15, p. 29) sobre os dois recheios preferidos pelo público (porto-alegrense, sem dúvida): o original de ovos moles de Aveiro, e o de doce de leite, talvez influenciado pela proximidade do Uruguai e seu famoso dulce de leche.
Nos últimos anos, apareceu o recheio de doce de leite (bem mais fácil de preparar), que conquista a preferência dos jovens. Por isso, as doceiras atualmente fazem o quitute com dois recheios. Um exemplo é a produção de Maria Luiza Truda, em Porto Alegre [v. Facebook e Revista Estilo 56, p. 13].
O bem-casado é um minibolo feito com duas rodelinhas de pão-de-ló, unidas por um recheio doce cremoso. O conjunto é envolvido por uma camada fina de fondant (glacê transparente), que lhe dá uma aparência unitária e inseparável. A dupla união pelo recheio interno e pela cobertura externa o fazem merecer o nome "bem-casado", que permite associações simbólicas com o matrimônio. O conceito parece ter origem no alfajor, receita árabe mais antiga e menos sofisticada, com aspecto de um sanduíche doce.

A receita tradicional de bem-casado não admite doce de leite no recheio; somente ovos moles (v. descrição), e é assim que ele é vendido em Pelotas. No resto do Brasil, o mercado e os fabricantes aceitam variações, como o creme confeiteiro, geleias diversas e o mencionado doce de leite.

Todas as doçarias pelotenses oferecem bem-casados; por exemplo, Anette Ruas, Baronesa, Berola, Delícias PortuguesasImperatriz. Em Porto Alegre, acha-se boa variedade na loja Doces Pelotenses. No Distrito Federal, há doces tradicionais na Rota do Charme. A pelotense Marta Proto difunde o bem-casado e o vende no Rio de Janeiro.

O bem-casado original não contém leite. Seu ponto forte é o recheio.

Nenhum comentário: