quinta-feira, 5 de março de 2009

Reconhecimento a uma jovem jornalista

A jornalista pelotense Bianca Zanella Ribeiro, formada em dezembro de 2008 pela UCPel, vem trabalhando na área da imprensa desde que mostrou o interesse e a capacidade comunicativa, aos 14 anos de idade.

Ainda aluna universitária, fez testes para um ingresso no Diário Popular, e obteve em junho de 2007 a publicação de matérias; dois meses depois, começava seu estágio profissional ali mesmo. E não parou mais de escrever, pondo em ação seus traços de agilidade, facilidade verbal e sensibilidade humana. Seu início "formal" na área de Cultura do Diário veio ocorrer com o lançamento do caderno Zoom, em outubro de 2008. Mas esse sempre tinha sido seu foco, desde os primeiros trabalhos há sete anos (hoje tem 21).

Bianca (na foto com o diretor da Escola, Jairo Sanguiné) escreve hoje para todos os suplementos do Diário Popular, de 3 a 5 textos semanais em média. Poderia dizer-se que até se adiantou ao decano, pois começou a veicular seus textos na internet mesmo sem existir uma versão online do Zoom.
Em maio de 2008, ela abriu o blog Portifólio Online Bianca Zanella, só para registrar seus artigos que saíam no Diário, vindo a transformar-se numa versão oficiosa da editoria de Cultura do jornal. Como ela mesma diz, é um arquivo de seu trabalho, um informativo utilitário para os leitores e uma vitrina profissional. Em setembro, o site do Diário foi desativado mas ela seguiu com o blog: em 10 meses completados hoje (5) já são trezentas notas, uma por dia.
Desde setembro de 2007, mas num ritmo mais baixo de postagem, a jovem publica um blog pessoal, Um pouco de mim - antes chamado "Control+A" (no Windows, esse comando significa "selecionar tudo"). Bianca tem ainda um blog fotográfico, Eu vejo cultura aqui, baseado no mesmo conceito, mas com menos constância.
Parece muito escrever e publicar? A produtividade não para por aí. De fevereiro a junho de 2008, Bianca manteve um quarto blog, Jornalismo Online, com textos seus para a faculdade.
No mesmo período, ela e 2 colegas editaram outro, Maratona de Cinema da Z-3, para divulgar o evento por elas organizado como pesquisa. Diga-se de passagem, uma ideia genial, executada com bastante sucesso: levar o cinema, por um fim-de-semana, a uma colônia de pescadores. As responsáveis pelo projeto, na capa do Zoom de 17 de abril de 2008 (dir.): Karina Peres, Bianca Zanella Ribeiro, Cíntia Arbeletche e Aline Reinhardt (foto de Moisés Vasconcelos). Na foto abaixo, Bianca é entrevistada pela RBS sobre a Maratona.
Um de seus trabalhos recentes (2-11-08) já obteve reconhecimento: Uma casa, tantas histórias, ou "Onde a história acontece", sobre o Instituto João Simões Lopes Neto. Henrique Pires, presidente da entidade, avaliou com orgulho este reconhecimento (lembremos que foi uma menção honrosa e não um prêmio):
No momento que uma jornalista do interior do Rio Grande do Sul ganha um prêmio desse porte, isso mostra que a atividade cultural realizada no interior pode competir de igual a igual com o resto do País. É muito merecido.
Diário Popular, 28-02-09
O trabalho foi enviado pelo jornal ao concurso Mário Pedrosa, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN, do Ministério da Cultura), e até não ia ser aceito, por ter sido publicado ainda como aluna de jornalismo (um mês antes da formatura). No entanto, o reconhecimento da comissão avaliadora - jornalistas e museólogos -veio de uma forma inesperada: criando uma menção honrosa, à parte do edital, expressamente para destacar este trabalho. Os três prêmios recaíram em autores nordestinos (veja a notícia).
É interessante mencionar os critérios do júri para determinar os ganhadores e a menção honrosa (que em minha opinião funcionam como o elogio mais claro e imparcial do trabalho de Bianca):
  • redação, edição e estruturação da matéria;
  • pesquisa e documentação;
  • profundidade da abordagem;
  • multiplicidade de fontes;
  • enfoque e fidelidade ao tema;
  • caráter inovador ao tratar sobre o tema;
  • construção da narrativa jornalística.
Fotos da web (UCPel, Flickr, Cinez3).

2 comentários:

Bianca Zanella disse...

Francisco,
Obrigada pelos tantos elogios presentes aqui neste espaço. Não posso deixar de destacar o mérito da equipe do Diário Popular: fotógrafos, editores, diagramadores... que contribuíram para o meu êxito nesta e em outras reportagens. A vida do jornalista é feita de pautas boas e ruins, textos bons e ruins. Tive a sorte de ter uma boa pauta e a felicidade de ter conseguido executar um bom texto.
Tomara que o Instituto João Simões Lopes Neto e outras tantas pessoas e instituições culturais de Pelotas continuem nos brindando com ricas pautas para que nós, jornalistas, tenhamos sempre um conteúdo interessante a oferecer aos leitores.
Quanto ao meu blog, ele é um espaço apenas provisório. Em breve o site do Diário Popular estará de volta, totalmente reformulado, com conteúdo dos Cadernos na íntegra. Do que eu já vi, posso afirmar: está ficando lindo e muito funcional. Apesar da demora, pelo resultado acredito que vá valer à pena esperar um pouco mais.

Um abraço!
Bianca

Selma disse...

Sr.Francisco gostaria que encaminhasse para Bianca meus parabéns pela excelente jornalista que é. Seus textos são sempre de uma competência incrivel, de uma sensibilidade digna, enfim da profissional que merece todos os prêmios, elogios e que, sem dúvidas, tem um futuro promissor na sua carreira. Selma