sexta-feira, 24 de julho de 2009

Quiosque mostra imagem de cem anos

O Quiosque Nelson Nobre Magalhães está apresentando postais antigos da cidade, digitalizados do acervo de Nelson e alguns emprestados pelo professor Eduardo Arriada.

Um desses documentos é a imagem acima, da Igreja Matriz de Pelotas em 1908. Quando a Diocese foi constituída em 1910, a Igreja foi declarada Catedral. Seguiu existindo a paróquia de São Francisco de Paula (formada em 1812). Por isso será celebrado o centenário da Diocese em 2010 e o bicentenário da Freguesia em 2012.
O frontispício desta igreja é o mesmo da atual Catedral, mas o templo na época era pequeno: foi demolido quase todo, exceto essa fachada. O que conhecemos do templo hoje é o que foi refeito em 1948.
Observa-se também um chafariz, neste que era o ponto central da Freguesia, até ser elevada a Vila, com administração autônoma, instalada em 1832 defronte à Praça da Regeneração (hoje, Coronel Pedro Osório), lado norte.
Este era o quarto chafariz da cidade, colocado aqui em 1873, mas que os historiadores não sabem dizer onde foi parar. Os outros três encontram-se hoje no Calçadão e em duas praças. Na época eram fontes de abastecimento de água, mas perderam essa função e ficaram como adorno urbano.
Neste mês, foi colocado ao lado do Quiosque Nelson Nobre um novo poste decorativo (esq.), com vasos de flores móveis que estão sendo guardados no interior do pequeno recinto. Das 9h às 17h30 há sempre alguma pessoa atendendo o público interessado em informações turísticas.
Imagens: UCPel (1), F. A. Vidal (2-3)

Nenhum comentário: