quarta-feira, 1 de julho de 2009

Semana de Pelotas 2009 inicia hoje

Considera-se como a fundação de Pelotas o dia de constituição formal de uma freguesia neste lugar, 7 de julho de 1812. Antes dessa data, somente havia habitantes esparsos em fazendas, neste distrito da Vila de São Pedro do Rio Grande.
Um mês depois (18-08) foi denominada a paróquia com o nome do santo. O primeiro pároco, Pe. Felício da Costa Pereira, erigiu a igreja em 1813. Os habitantes já eram devotos de São Francisco de Paula, desde que em 1776 Rio Grande foi reconquistada aos espanhóis no dia deste santo (2 de abril).
Com a formação da nova paróquia, a localidade ficou mais independente e se instalaram os inícios de um futuro município. De fato, a freguesia veio a ser declarada "vila" e "cidade" duas décadas depois. Mas os pelotenses não recordaram mais estas últimas datas, preferindo ficar com o dia em que o Rei de Portugal, então instalado no Rio de Janeiro, assinou o alvará da freguesia.
Cada início de julho, portanto, a cidade celebra sua fundação, do dia 1 ao dia 7, com atividades culturais e festivas - exposições, espetáculos, palestras, seminários e a tradicional novena de São Francisco de Paula, o padroeiro de Pelotas, que pelo calendário católico deveria ser em abril, mas se faz em julho em honra à denominação da freguesia e paróquia.
Foto de F. A. Vidal.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom isso
axei oq eu queria saber obrigadu

Anônimo disse...

eu tambem