quinta-feira, 24 de setembro de 2009

O dia em que o Sete de Abril virou Estacionamento


No primeiro semestre de 2008, a produtora pelotense Moviola Filmes lançou o curta-metragem "Estacionamento", um documentário poético/reflexivo sobre as salas de cinema de calçada que fecharam suas portas na cidade.

Aqui no blogue falei dessa apresentação (veja o post) e comecei a seguir a trilha, sugerida por esse filme, dos cerca de 30 cinemas que já existiram na cidade, nos últimos cem anos. Até agora já reporteei o antigo Capitólio, o antigo Pelotense e o ainda existente Cine Art.


O filme foi lançado no projeto Sete Imagens, no dia 24 de julho de 2008. Às 18h 30min daquela quinta-feira - o dia em que o Sete de Abril virou estacionamento -, a sala ficou lotada e o público estacionado para assistir a uma triste história, sem ação, sem protagonistas, sem início nem fim, e que parecia anunciar a morte de todos os filmes.

É inevitável lembrar The last picture show ("A Última Sessão de Cinema", 1971), filme de Peter Bogdanovich em que "Estacionamento" parece inspirar-se, tanto na forma de filmar como na realidade descrita (veja uma crítica).

Nenhum comentário: