terça-feira, 20 de outubro de 2009

Centenário da Catedral do Redentor

A Catedral Anglicana do Redentor - conhecida popularmente como "igreja cabeluda", pela vegetação que cobre sua fachada - está celebrando o centenário, pois o prédio foi inaugurado em 17 de outubro de 1909.

O templo é considerado um dos cartões postais de Pelotas, e nele realiza-se há 13 anos o Festival das Flores, por coincidência no mês desse aniversário. Este ano, prolongou-se do sábado 17 até terça 20. Veja a notícia no blogue da Diocese Anglicana.

A organização gaúcha Defender, que trabalha em prol da conservação do patrimônio arquitetônico, publicou o seguinte:

A Catedral Anglicana do Redentor, de estilo gótico, conquistou a admiração dos habitantes e de quem visita Pelotas. Conforme o livro ‘Catedral do Redentor’, de Oswaldo Kickhofel, no dia 28 de março de 1908 foi escriturada a compra do terreno de Francisco de Paula Guerreiro. O pároco e engenheiro civil John Gaw Meem fez o projeto arquitetônico. O lançamento da pedra fundamental ocorreu em 21 de outubro de 1908, na programação do 10º Concílio, realizado em Rio Grande, e a inauguração, em 1909, no 11º Concílio, já na Paróquia do Redentor (leia a notícia).

Esta é a descrição que se lê no site da Prefeitura (leia):

A Catedral da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil é conhecida como a “Igreja Cabeluda”, por sua característica de ser coberta por uma hera que muda de cor, conforme as estações do ano.

Na Primavera, a Igreja adquire tom verde claro muito bonito; no Verão, perde as folhas e aparecem somente as raízes, em tom cinza; em maio, muda para o rosa-avermelhado, partindo para o grená e, a seguir, o marrom
.

Construída em estilo Gótico-Céltico, abriu suas portas ao público em 1892. Sua torre possui 27 metros de altura. Os vitrais vieram de Nova Iorque, apresentando motivos com símbolos e textos bíblicos.

Observação idiomática:

Ainda se lê a identificação pela Rua General Teles: Exedra da Egreja do Redemptor. Há cem anos, essa era a grafia para "Êxedra da Igreja do Redentor" (uma êxedra é um pórtico ou espaço de entrada).
A forma "igreja" (do grego ekklesia = assembleia) impôs-se no início do século XX. No entanto, é uma deformação fonética devida à vulgarização, enquanto "eclesial" e "eclesiástico" respeitaram a pronúncia de origem.
Em 1988, a paróquia foi elevada a Diocese Anglicana de Pelotas e a "igreja" passou a ser a Catedral do Redentor.
Fotos de F. A. Vidal

5 comentários:

Anônimo disse...

Sou pelotense, descendente de britânicos, laureado duas com o prêmio Talento Brasileiro de Invenções do SESI - Jornal do Brasil - INPI e formado em História-Licenciatura pela ULBRA. No sentido de colaborar quero fazer um rápido relato histórico sobre a igreja Anglicana em Pelotas e no Brasil. IGREJA CABELUDA PELOTENSE
Em Pelotas a presença da religião Anglicana está representada pelo histórico e magnifico patrimônio do prédio da Igreja Cabeluda, sito a Rua Quinze de Novembro, 472, Centro, onde esta construção maravilhosa também chamada de Catedral Anglicana do Redentor foi inaugurada na cidade pelotense em 17/10/1909. No início do século XIX, o pároco e engenheiro civil John Gaw Meen, norte americano criou o projeto arquitetônico do prédio da Igreja Cabeluda em estilo Gótico-Céltico. Além do prédio da Igreja Cabeluda ter em parte um estilo arquitetônico Céltico, com vitrais provenientes de New York, possui seu sino original inglês produzido na Inglaterra, o que prova sua origem religiosa nascida na nação inglesa.
No ano 2017 um Sínodo realizado pelas autoridades religiosas anglicanas em Ribeirão Preto (SP/Brasil), concluiram que pelo motivo de qualquer pessoa e instituição sem ligação com a Igreja Anglicana se denominavam anglicanos ou episcopais, gerando uma inverdade ou um fato falso para o verdadeiro Anglicanismo, tomaram a decisão que a partir de 1º/11/2017 os anglicanos na nação brasileira teriam uma só jurisdição chamada Igreja Episcopal Anglicana do Brasil – IEAB, voltando dois séculos atrás, ano 2010, data que os britânicos tiveram liberdade de praticar cultos em solo brasileiro. Os Anglicanos comemoram a existência de sua igreja no BRASIL desde o ano 1810.
Encerrando, a Igreja Anglicana tem como chefe supremo o monarca britânico, mas a estrutura legislativa é regida pelo Sínodo Geral da Igreja britânica, que é composta por bispos, clérigos e outras pessoas, sendo tudo regularizado pelo Parlamento do Reino Unido.
ja Anglicana em Pelotas e no Brasil.

Anônimo disse...

O relato histórico sobre a Igreja cabeluda de pelotas e da existência da religião Anglicana no Brasil foi apresentado por mim, Oscar F. D. Wother, pelotense laureado duas vezes com o prêmio Talento Brasileiro de Invenções e graduado em História pela ULBRA. Desculpem, repeti estes detalhes relatado em 04/05/1019 12:29 para me identificar melhor e colocar o meu e-mail: oscarwother@live.com ----- CUMPRIMENTOS PELO SEU MARAVILHOSO SITE.

Neiva disse...

Parabéns pelo seu blog!
A Igreja do Redentor traz muita saudade dos velhos e bons tempos.
Recordo a década de 50, quando meu pai,Darcy Franke, era membro ativo da Igreja e colaborador assiduo do Rev. Del Nero, Rev. Odilon e outros sucessivamente.
Todos nós, filhos, fomos batizados nesta Igreja.
Atualmente, moramos em outras cidades mas sempre lembrarei da reverencia e devoção dos Revdos. e membros durante os cultos.
Que Deus continue abençoando esta Igreja e seus membros atuais! Que haja um grande avivamento espiritual tão necessário nestes tempos modernos!

Pedro disse...

À Neiva:
Legal escreveste muito bem nossa participação, toca em nós todos este passado, embora não morarmos mais em Pelotas fica a lembrança.
Faltou o nosso melhor amigo, o Reverendo Albino Winkler (da nossajuventude), cujos filhos Eliezer e Edna são muito amigos até hoje e as netas dele são amigas da minha filha... só aí já vão uns cem anos.

Franck disse...

Minha avó Ieda Franck era assidua frequentadora da igreja cabeluda. Me levava com ela onde se encontrava com suas irmãs da família Franck todos os domingos. Lembro dela comentar sua admiração pelo Reverendo Del Nero.