
Reeditando uma ideia de 2008, o Movimento de Artistas Plásticos de Pelotas organizou em setembro passado a segunda mostra "Coleções em Exposição". Dia 28, o Diário Popular publicou uma reportagem, sem incluí-la inteira no site (leia).
A versão 2009 teve 44 expositores, o dobro do ano passado, a maioria deles artistas do MAPP que trouxeram suas coleções particulares (de arte, artesanato, souvenirs ou outros tipos).

Sexta da semana passada (2), fotografei parte da numerosa amostra e falei com alguns artistas. Com a gentil informação da presidente do MAPP, Graça Antunes (esq.), contei 62 coleções espalhadas pelos três níveis do Centro Comercial.
Somente no seu ateliê, o "Ar da Graça", havia três séries: 78 lápis, 22 cavalos e 31 pares de hashis (talheres de madeira chineses). A seguir, menciono algumas das outras coleções.

A expositora mais idosa foi Hilda Martins, de 88 anos, que trouxe 37 exemplares de sua coleção de 300 canecas, cuidadosamente catalogadas. A mais jovem foi a menina de 4 anos Isabella Souto Pedrotti, que emprestou parte de seus bichinhos de brinquedo.
Sandra Kuhn trouxe conjuntos clássicos de selos e de postais, herança paterna.
Lília Costa também trouxe uma coleção do seu pai: as revistas Seleções de 1945 a 1984 (somente as edições de janeiro), duas datas de forte simbolismo emocional, pois marcam o nascimento da filha e a morte do pai.

Um grupo muito especial - de "objetos" vivos - foram os bonsais de Maria Zoé Freitas (esq.).
Não somente artistas participaram desta exposição de valores, obsessões e gostos pessoais: a cronista social Marina Oliveira trouxe 50 cardápios especiais, trazidos de passeios por vários países (1ª foto acima).

O jovem de 14 anos Ândrio Araújo emprestou 28 garrafinhas de bebidas (abaixo) e 19 documentos relacionados com Harry Potter.

Fotos de F. A. Vidal
Um comentário:
Olá Francisco, agradeço por teres divulgado nossa mostra de coleções em exposição. Abraços. William de Oliveira
Postar um comentário