sábado, 5 de março de 2011

Expedito, tudo a ver com mudanças

No catolicismo, Santo Expedito é considerado patrono da agilidade, amigo de viajantes, militares, estudantes com dificuldades e pessoas que precisam apressar causas e processos: uma ajuda para não deixar para amanhã as coisas que se podem fazer hoje (leia na Wikipédia em português).

Foi somente no século XVIII , na Itália, que começou a contar-se sua história - que teria ocorrido no século IV - e foi canonizado como mártir cristão, mas sem documentação histórica.

Como seu nome significa "ligeiro, expresso" e as orações obtinham resultado com rapidez, o santo ganhou muitos devotos e a biografia foi sendo preenchida com imaginação.

Na tradição militar (leia na Wikipedia em espanhol), os que faziam expedições levavam poucos apetrechos e podiam fazer operações rápidas. Eles eram os soldados expeditos.

Mas o nome Expedito não é muito usado para batizar crianças. Um município brasileiro no oeste paulista chama-se Santo Expedito, talvez por coincidir a sua fundação com o dia do santo (19 de abril). Em Caxias do Sul, a Expedito Viagens realiza transporte de pessoas e mercadorias, locação de veículos e passeios turísticos no sul do Brasil.

Em Pelotas, o nome também foi usado, com toda lógica, para outra empresa de viagens e turismo, a "Trans Expedito", anunciada num ponto de táxi (acima). Tudo a ver com movimento. Se a inspiração empresarial for acompanhada da oração fiel, provavelmente os transportes não tenham demora alguma.

O paradoxal é que Expedito seja o nome de fantasia de um estacionamento (dir.), lugar onde nada se move. Se o santo for forte, os clientes devem chegar com rapidez, de acordo ao lema "amanhã não; hoje sim". Mas também sair sem demora, pois a ideia é não amarrar os processos de mudança.

Na Almirante Barroso, os carros passam com boa velocidade, principalmente após a rua ter recebido generosa capa de asfalto (esq.).

Será que o padroeiro chama os viajantes a fazerem uma pausa por aqui ("venham hoje, não amanhã"), ou somente lhes dá a proteção para as boas viagens? Ou o santo (que em todo o mundo acelera as causas) mostra aqui em Pelotas a tendência de atravancá-las?
Fotos de F. A. Vidal

Nenhum comentário: