sábado, 7 de março de 2009

Promover a cultura através dos museus

O Prêmio Mário Pedrosa, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) se destina a matérias jornalísticas sobre museus no Brasil.
O edital da primeira edição estipulou 8 mil reais para o 1º prêmio, 5 mil para o 2º e 3 mil para o 3º. A meta maior desse incentivo aos meios de comunicação "é fazer crescer o interesse do cidadão não só pelos museus, mas também por tudo que eles representam em termos de história cultural e memória de um povo" (veja a notícia no site do Ministério da Cultura).
Essa primeira edição foi motivada pelo Ano Ibero-Americano de Museus (2008), originando o tema:
Museus como Agentes de Mudança Social e Desenvolvimento.
O título já faz pensar em como a museologia pode educar e criar público, gerar novos relacionamentos e fatos sociais e até fazer pensar sobre si mesmo, como pessoa e como sociedade. Para isso, será esclarecedor revisar os trabalhos ganhadores, que este ano foram reportagens de jornais nordestinos:
1º "Museu de Todos" (Jornal do Commercio, Recife PE);
2º "A Casa é de Todos" (O Jornal, Maceió AL);
3º "Memorial Resgata História da Mulher no Agreste de Alagoas" (Tribuna Independente, Arapiraca AL).
O júri criou uma menção honrosa para destacar o trabalho de uma jornalista pelotense, Bianca Zanella, sobre o Instituto João Simões Lopes Neto (veja as duas notas deste blog: sobre a reportagem e sobre a jornalista). Mesmo não chamando-se "museu", o Instituto é um modelo quanto à preservação e à promoção de um conceito cultural bem definido, fazendo tudo o que um museu idealmente faz.
A 2ª edição do concurso Mário Pedrosa prevê o tema Museus e Turismo, para reforçar o potencial turístico, a pluralidade cultural e a diversidade dos museus brasileiros.
A Wikipédia tem um verbete sobre o crítico de arte Mário Pedrosa. Sua vida e obra também são fonte de inspiração para nosso desenvolvimento cultural.
Apesar de que o prêmio se destina aos jornalistas, fica aqui o estímulo aos museus pelotenses, para que gerem alguma ideia ou fato que os jornais possam cobrir. Como nossos museus promovem ou se inserem no turismo local, nacional ou internacional? Que projetos podem pensar para que os pelotenses façam mais visitas a lugares urbanos e rurais? Não poderiam começar formando uma associação?
Fotos da web (1 e 3): Museu de Arte Contemporânea, Niterói, e Museu Oscar Niemeyer, Curitiba. Foto F.A. Vidal: Fundação Iberê Camargo (Porto Alegre).

Nenhum comentário: