terça-feira, 19 de maio de 2009

O historiador Alfredo Ferreira Rodrigues

Palestra final do 8º Salão do Livro do Autor Pelotense (2009)
Fechando o 8º Salão do Livro do Autor Pelotense, promovido pela Academia Pelotense de Letras, o eminente jurista Mozart Victor Russomano dissertou sobre o historiador rio-grandino Alfredo Ferreira Rodrigues (1865-1942), contemporâneo de João Simões Lopes Neto (1865-1916).

Confira a seguir parte da informação que o Diário Popular publicou ontem (18-05) sobre a conferência, em destacado espaço no Caderno Zoom.
Filho de Povo Novo, viveu desde os dois anos de idade em Pelotas, na casa de tios.
Autodidata, formou seu cabedal de cultura numa época em que não havia cursos fundamentais.
Autor do Almanaque literário e estatístico do Rio Grande do Sul, com periodicidade anual, editou 29 volumes dessa obra, que Mozart Russomano recomendou como valiosa e a ser adquirida pela Bibliotheca Pública Pelotense
, se porventura ainda não fizer parte de seu acervo.
O conferencista, em ampla explanação, destacou em Alfredo Rodrigues, além do historiador, o autor de valiosos trabalhos biográficos, tradutor e profundo conhecedor da história da Revolução Farroupilha e das figuras de Bento Gonçalves da Silva, Bento Manuel, Canabarro e outros.
[DP, 18-05-09]
Dr. Mozart Russomano
Na ocasião, a Academia homenageou o Dr. Russomano inaugurando seu retrato na galeria de honra da Casa. A presidente, Zênia de Leon, referiu-se à importância da cultura para a formação da pessoa:
É a cultura que possibilita ao homem humanizar-se e conceber o mundo do qual participa e onde emite julgamentos, de forma mais ampla e completa. [DP, 18-05-09].
O Salão do Livro é uma atividade aberta da Academia, realizada anualmente e destinada a divulgar os autores pelotenses, constando de palestras, entrevistas com escritores e exposição de livros.

A palestra com o Dr. Mozart contou com pequeno público, cerca de uma dúzia de pessoas na plateia, mais sete na mesa. Em sua coluna no Diário da Manhã, hoje (19) a presidente da Academia considerou a publicidade adequada e deu por satisfatória a assistência de público.
Foto 1: F. A. Vidal.

POST DATA
Março 2014
Mais dados biográficos no sítio da Academia Rio-Grandense de Letras e poesias de Alfredo Ferreira Rodrigues na dissertação em História da Literatura (FURG, 2007) de Cláudia Fernanda de Barros Freitas (leia aqui).

6 comentários:

felipesfr disse...

Muito legal esse post, ainda mais porque Alfredo Ferreira Rodrigues é meu bisavô.

Gostaria de saber, se em pelotas, tem tido outras tipos de palestras sobre ele?
pra contato meu e-mail é felipesfr@hotmail.com

abraço

Felipe Ferreira Rodrigues

Anônimo disse...

Tambem sou bisneto dele,Edson Claro Rodrigues,filho de Alfredo Ferreira Rodrigues Neto

Francisco Antônio Vidal disse...

Seria interessante saber, Edson e Felipe, quais as atividades de vocês hoje, e se já se conhecem pessoalmente.

Anônimo disse...

Tambem sou bisneta dele,filha de Margarida Maria, que era filha de Miguelina Rodrigues de Araujo filha mais velha de Alfredo Ferreira Rodrigues, gostaria de saber quando houver novas palestras sobre ele. meu e-mail é birabel2008@hotmail.com.
Obrigada,
Maia Isabel de Oliveira Echevenguá

Gustavo Chaves Lopes disse...

Olha só que interessante. Também sou bisneto dele. Minha avó paterna, Jurema Rodrigues Chaves Lopes, é filha dele. Imagino que seja a única ainda viva, me corrijam se eu estiver errado. Meu pai era filho dela, Oscar, já falecido (2009).

Um forte abraço aos primos!

Gustavo Chaves Lopes
(jornal.gustavo@gmail.com)

Anônimo disse...

Sou bisneta dele também, minha avó paterna era a filha mais nova dele, Maria Manoela.

Renata Osório de Faria
(renataosoriovet@gmail.com)