quinta-feira, 21 de maio de 2009

Dia internacional dos museus

A presença de museus numa cidade qualifica suas relações sociais. 
Visitar museus e extrair o melhor proveito de suas múltiplas atividades são hábitos que precisamos cultivar e estimular em nossas comunidades.
Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG), da UFPel
No Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, a Secretária Estadual da Cultura, Mônica Leal, escreveu as frases acima, em artigo no Correio do Povo (p. 4).

O Rio Grande do Sul conta atualmente com 368 museus de diferentes tipos e esferas de administração, destaca a Secretária. Segundo ela, o Governo do Estado tem aumentado os investimentos em conservação do patrimônio cultural. Por outro lado, duas universidades federais gaúchas (UFRGS e UFPel) contribuem à capacitação de pessoal técnico, com cursos de graduação em Museologia.

Pelotas tem vinte museus e memoriais abertos ao público, alguns deles com muito pouca divulgação: pouco visitados e pouco conhecidos pelos pelotenses. Por exemplo, muitos conhecem o Museu da Baronesa - de nome, ou por haver entrado - mas pouquíssimos sabem da existência do Museu Carlos Ritter, na Deodoro com Cassiano. Há também quem não saiba que o Instituto João Simões Lopes Neto, a Biblioteca Pública e o Colégio Municipal Pelotense contêm pequenos museus.

Neste blogue, já vimos alguns deles (veja a seção Museus). Há outros ainda em construção; a lista foi feita pelo Diário Popular no domingo passado (site não disponível), dia de início da Semana dos Museus 2009 (de 17 a 23 de maio), promovida pelo Sistema Nacional de Museus.
Foto: site da Charqueada Santa Rita.

Nenhum comentário: