domingo, 10 de maio de 2009

1ª Expoarroz: do campo à mesa

A EXPOARROZ foi planejada desde agosto de 2008 e acaba de realizar-se em Pelotas, no Centro de Eventos da Fenadoce, de 6 a 9 de maio, com o lema Do campo à mesa.

Precisa e concisa como deve ser uma negociação, a atividade já foi incluída pela Prefeitura e pela Câmara de Vereadores como evento oficial da cidade. Não deu tempo de visitá-la. A 2ª Expoarroz será em 2011.

Está definida como uma grande reunião de negócios bianual, com exposição e feira, seminários e reuniões de negócios internacionais. Pretende alternar-se com a tradicional FENARROZ, de Cachoeira do Sul, que tem caráter nacional e se realiza em anos pares (em 2010 será a 16ª edição).

O conceito está concentrado nos empresários, e ainda não inclui o entretenimento para atrair o público geral. Os jornais estiveram dando a informação, mas não como evento turístico.

Tudo é bem simples, mas devo insistir no nome oficial da feira: Exposição Internacional do Arroz - EXPOARROZ. Não é "fenarroz". Nomes oficiais alternativos: International Rice Exposition; Exposición Internacional del Arroz. Abaixo, uma das notas publicadas pelo site da Expoarroz.

Pesquisa, tecnologia, transporte e gastronomia são alguns dos temas que estão sendo abordados nos auditórios da 1º Exposição Internacional do Arroz. De pesquisadores a chefs de cozinha, o evento reúne os mais renomados especialistas do ramo que estão presentes em palestras, conferências e workshops.

Devido à variedade de tipos de arroz e à evolução do ramo gastronômico, o “Espaço Gourmet” apresentou coquetéis e pratos especiais, que chamaram a atenção pela qualidade. A empresa BlueVille ofereceu um cardápio variado, com pratos criados exclusivamente para a feira: Arroz Tailandês com Bacalhau, Risoto Harbório com Cogumelos, Arroz Árabe com Cordeiro, e a principal atração da noite, o “Carreteiro à moda de la Expoarroz”.

Nenhum comentário: