quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Renasce a casa de um barão

Na época das charqueadas, a imponente casa de três pisos foi uma ousadia e um luxo. Já era difícil construir sobrados e o Barão da Conceição ainda mandou fazer um quarto nível a modo de mirante para contemplar a cidade (leia detalhes na reportagem de Álvaro Guimarães).

A torre de observação, também símbolo de poder, supera o mirante do chamado Casarão 2, que por algum tempo foi o mais alto da cidade. Num post anterior listei os nomes dos barões do charque e suas residências urbanas (leia).

Manuel Alves da Conceição foi o empresário português autor dessa façanha e de outras: único dos aristocratas locais que não era pelotense nem foi nomeado barão pelo Imperador, mas pelo Rei de Portugal - isto de acordo a historiadores locais. A Wikipédia tem uma informação bem diferente no verbete Barão da Conceição.

A construção começou em 1850 e durou 25 anos. O térreo abrigou os negócios do barão, no auge das charqueadas: uma ferragem, uma vidraçaria e a primeira casa bancária de Pelotas, o Banco Mauá (leia reportagem do Diário Popular). Desde 1915 a casa foi mudando de mãos, até os anos 90, quando funcionou uma farmácia no térreo.

O prédio foi tombado em 1985 pelo prefeito Bernardo e adquirido por um empresário em 1994. Logo o arquiteto Rudelger Leitzke procedeu a uma restauração completa, a um custo total de 559 mil reais, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura.

Os três pisos foram refeitos, ficando então em cinco mezaninos, além de outras modernizações (leia a reportagem de Joice Lima). Ficaram respeitadas a fachada e alguns detalhes arquitetônicos de valor histórico, ganhando a calçada ladrilhos hidráulicos especialmente fabricados.

A obra ficou pronta em 2004 (leia) e ainda ficou cinco anos à espera de algum interessado em alugá-la, quando apareceu o empresário Renzo Antonioli, que agora vem inaugurar esta nova loja de roupas, a Renzo 15 (o número alude à Rua Quinze de Novembro).

O coquetel de abertura foi nesta terça (20), mas já segunda de noite a loja aberta (dir.) chamava a atenção dos transeuntes (leia).

Empresário de sucesso, Antonioli é presidente do Sindilojas e foi homenageado pela Câmara de Vereadores em julho de 2009 como Cidadão Pelotense (leia).

Foto 1: a restauração em 2003 (esq.)
Foto 2: abril de 2009, em relativo abandono (dir.)
Foto 3: a porta de entrada pela Quinze de Novembro 702
Foto 4: a entrada vista desde dentro, de uma fresta pela Voluntários
Foto 5: segunda 19 de outubro de 2009, 20h
Imagens do Diário Popular (1) e F. A. Vidal (2-5)

Um comentário:

PCC disse...

Realmente é um orgulho para nós peloteses,e atualmete tenho o privilégio de trabalhar neste casarão!!Abraços