terça-feira, 17 de novembro de 2009

Blogues de psicólogos de Pelotas

Em setembro, a subsede Pelotas do Conselho de Psicologia (Félix da Cunha 772, 3º andar) começou um ciclo de encontros sobre afazeres dos profissionais de nossa cidade, que se tem caracterizado por um amplo número e variedade de trabalhos psicológicos. A primeira reunião foi tomada por alunos e professor de psicanálise da Sociedade Sigmund Freud, que analisaram o filme Little Miss Sunshine (veja a nota).

No segundo encontro (dir.), a psicóloga Isane Dávila mostrou o documentário Orgasmic Birth, proposta internacional para favorecer os partos naturais, centrados no amor e no prazer.

A discussão posterior durou uma hora e recolheu os pontos de vista dos presentes, mulheres e homens com experiências diversas em partos e acompanhamento de grávidas.

O terceiro encontro será nesta quarta (18) e tratará sobre blogues de psicólogos, ideia nascida a partir desta experiência do Pelotas, Capital Cultural. Apesar de haver muitos psicólogos em nossa zona, pouquíssimos têm blogues, tendência diferente fora daqui: somente no Blogger em português e espanhol, há uns dois mil blogues de psicólogos homens e uns 5 mil de psicólogas.

Nesta reunião, falarei deste blogue e perguntarei a duas colegas sobre como chegaram a transformar-se em blogueiras: Isane Dávila (esq.), autora do Blog da Gestante, e Liana Corrêa de Mendonça (dir.), que criou o Casa de Chá: comportamento, cultura e sociedade. Isane estará presente na mesa de debate e Liana falará conosco pelo computador, pois se encontra na Inglaterra.
Fotos de F. A. Vidal (1-2) e Liana Mendonça (3)


POST DATA - 19 novembro
A reunião durou cerca de duas horas, com Isane e Francisco presentes, Liana falando desde uma cidade próxima de Londres, e mais cinco pessoas (esq.), na maioria sem conhecimento prévio sobre sítios da internet. Os três blogues foram apresentados e todos discutiram as vantagens desse meio de comunicação. Cada blogueiro falou de sua experiência e também fez perguntas aos outros. Foi possível conversar com Liana à distância, mesmo com a falha de nossa câmera de vídeo (abaixo). Quando a colega voltar a Pelotas, em dezembro próximo, um novo encontro será marcado, para explorar a experiência da aproximação virtual, pois nenhum a conhecia em pessoa.

Nenhum comentário: